O fomento e a produção científica para o desenvolvimento do Amazonas foi o tema da palestra ministrada pela diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, nesta sexta-feira (29/03), durante o 1° Congresso Internacional de Fauna e Flora da Amazônia. O evento ocorreu no auditório da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.
Na palestra, Márcia apresentou os investimentos e alguns programas desenvolvidos pela Fapeam ao longo de 10 anos (2008-2018). Destacou a missão da Fundação de financiar e difundir a pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Estado, mediando processos que favoreçam o progresso e a geração de mais produtos frutos dessas iniciativas e apoiando a formação de recursos humanos.
Na oportunidade, evidenciou as cinco linhas de ação da Fapeam: Formação e Capacitação de Recursos Humanos para CT&I; Pesquisa, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura e Organização Institucional para CT&I; Popularização e Difusão da CT&I e Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional, Nacional e Internacional.
Dentre os programas desenvolvidos pela Fapeam, a diretora-presidente destacou a importância do Programa Ciência na Escola (PCE). Desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), direcionado a professores e estudantes da educação básica de escolas públicas do Amazonas.
“Neste ano, o PCE completa 15 anos, e ao longo desse tempo tem apresentado resultados expressivos no Estado, com alunos que participaram do programa ainda na educação básica e hoje estão no mestrado e doutorado. Esse apoio tem incentivado uma trajetória acadêmica, que levou estudantes da escola pública a níveis elevados de formação e qualificação”, disse.
Prospecção para 2019 – Na oportunidade, a diretora-presidente da Fapeam também falou sobre a prospecção da Fundação para 2019, com o lançamento de vários editais como: Programa de Bolsas de Pós-Graduação em Instituições Fora do Estado do Amazonas, Programa de Apoio à Iniciação Científica, Programa Centelha, Programa de Cooperação para a Consolidação da Pós-Graduação e Formação de Recursos Humanos no Amazonas Capes/ Fapeam e do PCE cujo edital está previsto para o início de abril.