A Educação é uma área que deve ser incansavelmente atendida, defendida e com investimentos garantidos, assim o Interior do Amazonas recebe reforços através de emendas parlamentares, caso de Alvarães (a 531 km de Manaus) quando receberá 350 mil reais para serem destinados para a melhoria da educação do município.
O autor desta emenda, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto destaca que sua proposta foi incluída no Orçamento de 2019, aprovado no Parlamento no último mês de dezembro passado, e dever ser executada ainda este ano.
Segundo Josué Neto o recurso servirá para reforma e ampliação das escolas estaduais no município. Segundo os moradores, crianças e adolescentes enfrentam desafios para assistir as aulas devido à situação precária do espaço físico que as escolas possuem.
Investir na educação é contribuir com o futuro das crianças e jovens, reforça o presidente da Aleam. “Nossas emendas têm a finalidade de atender necessidades pontuais de nossos irmãos do interior e sabemos que a área da educação nos municípios precisa de muito investimento. Destinar emendas para melhoria da infraestrutura de prédios é proporcionar um ambiente capaz de auxiliar no aprendizado dos estudantes”, disse Neto.
2018
Ainda no ano passado, Josué Neto destaca que a Assembleia vem buscando diálogos com o governo para que as emendas impositivas, indicadas pelos deputados estaduais, sejam executadas o mais rápido. Neste intuito é que o presidente da Aleam e mais seis deputados se reuniram com o secretário da Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio para tratar sobre prazos e formas de acelerar a execução das emendas parlamentares.
Essas emendas estão previstas na Constituição do Estado do Amazonas e autorizam os 24 deputados a indicar juntos o equivalente a 1,2% da receita líquida do Estado. O objetivo é garantir recursos para problemas pontuais que não estiverem contemplados no plano de investimentos do Governo.
…
Com Ascom Dep. JN