Na manhã desta quinta-feira (28), em Cessão de Tempo concedida pelo deputado Augusto Ferraz (DEM), durante a Sessão Plenária realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o representante da Associação dos Universitários de Iranduba (Assumi), João Victor da Silva Menezes, falou dos problemas enfrentados pelos estudantes com o transporte universitário, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Iranduba (a 27 km de Manaus).
Cerca de 400 estudantes daquele município, que pertence à Região Metropolitana de Manaus (RMM), dependem do transporte para fazer seu curso superior na capital amazonense. A Lei Municipal nº 312/2016 regulamenta esse serviço e determina que o município arque com as despesas do transporte dos universitários.
Porém, segundo relato do estudante João Victor, desde o início do calendário acadêmico de 2019, as rotas de ônibus que atendem os Distritos do Ariaú e do Cacau-Pirêra; as comunidades do entorno da rodovia AM-010; assim como a sede do município no turno vespertino estão sem o referido serviço. O universitário informou que a Prefeitura alegou falta de recursos financeiros para manter o transporte e que tal decisão prejudicou 150 alunos, que ficaram sem ter como se locomover para suas respectivas universidades. “As dificuldades e as singularidades do município são diferentes da realidade da capital”, destacou João Victor, complementando que “o transporte universitário, longe de ser sinônimo de vaidade ou luxo, é sinônimo de necessidade para muitas famílias e jovens irandubenses”.
O representante da Assumi detalhou a difícil realidade enfrentada pelos alunos que se esforçam para concluírem seus estudos e, assim, conseguirem continuar no convívio diário de suas famílias e contribuir para o desenvolvimento daquele município. Finalizando sua explanação, João Victor agradeceu o apoio do deputado Augusto Ferraz, que tem auxiliado os estudantes nessa luta, e também ao presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), pela disponibilidade de ouvir e apoiar o pleito dos universitários.
Diretoria de Comunicação da Aleam