O deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) reuniu na manhã desta terça-feira (11), na Secretaria de Estado de Saúde (Susam), com secretário adjunto de Saúde do Interior, Cássio Roberto, para tratar de questões referentes ao fornecimento de alimentação e ao atraso do pagamento dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus).
De acordo com o deputado, a denúncia chegou até ele, através de um documento enviado pelo vereador Walmir Barbosa (MDB), de Tabatinga. “Solicitei ao secretario, que analisasse e esclarecesse esses fatos preocupantes da UPA de Tabatinga, repassados a mim. Consta no documento que a Unidade de Pronto Atendimento encontra-se sem alguns materiais básicos para atender a população, o atraso no pagamento dos funcionários e o não fornecimento da alimentação para os mesmos”, disse Campelo.
Segundo Cássio Roberto, as empresas contratadas para gerir as Unidades de Pronto Atendimento são obrigadas a fornecer alimentação aos funcionários. “Está previsto em contrato que a alimentação dos funcionários da UPA é de responsabilidade da empresa contratada e não do Estado, no entanto, irei analisar mais a fundo essa questão do pagamento dos funcionários que está em atraso”. O Secretário também ressaltou que o objetivo da atual gestão é transformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em um Hospital, tendo em vista a grande demanda de atendimentos, inclusive de municípios próximos e de outros países, como Peru e Colômbia.
Apesar dos esclarecimentos apresentados pela Susam, o deputado Álvaro Campelo afirmou que continuará acompanhando de perto o caso da UPA. “Reconheço o esforço que o Governo do Estado tem feito para moralizar a área de saúde, mas é meu dever, como representante da população, cobrar as melhorias nos serviços públicos, principalmente em um município tão distante da capital, como Tabatinga”, concluiu o parlamentar.