Diretoria diz esperar retorno de autoescolas para avaliar impacto financeiro na formação para retirada da CNH.
A partir de 14 de setembro, quem quiser tirar carteira de habilitação na categoria B não vai mais precisar cumprir 25 horas de aula do curso direção, como previa a legislação anterior. Com a redução da carga horária, serão necessárias apenas 20 horas/aula para tirar a licença. Além disso, o candidato a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também não será mais obrigado a realizar aulas no sistema de simulador.
As mudanças foram anunciadas na manhã desta segunda-feira (8), em coletiva realizada na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
Das 20 horas de aula de direção, o candidato pode escolher se quer cumprir cinco delas no simulador. “Caso não queira, ele faz as 20 horas no veículo automotor, normalmente”, disse o diretor presidente do Detran, Rodrigo de Sá.
A partir de setembro, as aulas noturnas, que antes correspondiam a 20% da carga horária das aulas práticas, serão reduzidas.
“Na categoria ‘A’ eram 4 horas noturnas e na ‘B’ eram 5h. Hoje passa a ser de uma hora de aula noturna para nas categorias”, disse o presidente.
A previsão é de que o valor dos pacotes sofra uma redução de preço após a diminuição na carga horária das aulas e a retirada dos aparelhos simuladores.
“A estimativa do governo federal é que tenha redução de preços. Quando você retira a obrigatoriedade do simulador, que tem um custo para a autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFCs), além da redução da carga horária, a gente imagina que se reduza o pacote. Mandamos documento para as autoescolas para que façam um estudo prévio de que maneira essas alterações irão repercutir no mercado – tanto no aspecto técnico e pedagógico, quanto no financeiro e econômico”, disse Sá.
Cinquentinha
Também houve redução na quantidade de horas/aula para os interessados em tirar a habilitação para dirigir veículos ciclomotores de até 50 cilindradas, as chamadas “cinquentinhas”.
“Antes eram 20 horas/aula. Agora serão somente 5 horas/aula, sendo uma hora de aula noturna, com as mudanças promovidas pela resolução 778”, disse o presidente.
Nos próximos 12 meses quem quiser tirar autorização para poder dirigir ciclomotor não vai precisar fazer nem aula teórica ou prática.
Novos investimentos
O diretor chamou atenção para novos investimentos no órgão. Ele anunciou o aumento na quantidade de examinadores das provas práticas, além de criar novos horários de segunda a quinta-feira e aos sábados testes aos candidatos. A mudança gerou um aumento de 550 vagas durante a semana e 2.200 no mês.
“Saltamos de 3.200 vagas de exame no mês para mais de 5.500. Isso é algo inédito no Detran AM e vamos conseguir diminuir uma espera que era de 60 dias para até no máximo duas semanas no que diz respeito a realização do exame prático”, disse Sá.
Fonte: portal G1