A descarga elétrica ocorreu por volta das 15h desta quinta-feira na propriedade de Adelar e Simone Rodrigues da Silva, situada na localidade de Sanga Severino.
Um raio atingiu um chiqueiro e matou pelo menos 28 suínos na tarde desta quinta-feira na localidade de Sanga Severino, interior de Humaitá. A descarga elétrica ocorreu por volta das 15h na propriedade de Adelar e Simone Rodrigues da Silva. Chovia fraco no momento do incidente. Toda a instalação elétrica acabou destruída. Pequenos focos de incêndio chegaram a ser registrados, mas rapidamente foram contidos pelos agricultores.
Além dos 28 suínos que morreram na hora, existe a expectativa de que aproximadamente mais 40 animais venham a óbito nas próximas horas devido aos ferimentos. Conforme informações repassadas pelos agricultores, é possível que todo o lote seja descartado. Muitos animais, embora não tenham ficado feridos, apresentam sintomas de estresse excessivo e estão com dificuldade de se levantar. Nesta sexta-feira, um levantamento mais detalhado deve ser realizado.
No total, o chiqueiro contava com 350 suínos. Os animais pesavam aproximadamente 120 kg e estavam a cerca de 20 dias de serem carregados para abate. A propriedade atua de forma integrada à JBS. Outro chiqueiro que fica ao lado, com 450 animais, não foi atingido pelo raio.
Nenhuma pessoa ficou ferida. No momento do raio não havia ninguém no chiqueiro. Adelar contou à nossa reportagem que, nesse horário, costumava estar dentro do chiqueiro trabalhando, porém, nesta quinta-feira, resolveu atender ao pedido de seu pai e sentar por alguns instantes para tomar chimarrão e conversar.
(Fotos: Thomás Silvestre/fonte Rádio Alto Uruguai)
Curta:Materia Policial RS