Eleito no pleito de 2016, com mais de 4 mil votos, Gilvandro
Ingressou na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no dia 20 de fevereiro de 1987, sendo declarado Aspirante à Oficial da PMAM, no dia 01 de dezembro de 1989.
Em 21 de agosto de 1992 foi elevado ao Posto de Primeiro-tenente, foi promovido ao Posto de Capitão em 1995.
Em 25 de dezembro de 2003 foi promovido a Major e chegou à patente de Tenente-Coronel no dia 27 de agosto de 2008. Por fim, no ano de 2013, foi promovido ao posto Coronel.
Graduado em Segurança Pública na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Rio de Janeiro em 1989. Especialista em Segurança Pública e do Cidadão pelo Instituto de Segurança Pública do Pará com a Universidade Federal do Pará (UFPA), no ano de 2003. Em 2009, concluiu a curso de Direito e em seguida foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM).
Nos quadros da Polícia Militar do Amazonas exerceu as seguintes funções: Diretor Administrativo e Financeiro da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH); Comandante do Segundo Pelotão de Choque; Sub-Comandante do 1° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM – Parintins); Comandante da Companhia de Policiamento de Guarda; Comandante da 2 ͣ (CIPM – Tabatinga); Chefe da Secretaria de Operações do Comando de Policiamento do Interior (CPI) ; Sub- Comandante do 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM); Comandante do 1° Batalhão de Choque; Comandante da 3 ͣ Companhia Interativa Comunitária (CICOM); Comandante da 11 ͣ CICOM.
No ano de 2008 a 2016, dirigiu o Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM I), destacando-se no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), elevando o nível do CMPM I entre as melhores escolas públicas do estado do Amazonas e aprovação expressiva nas universidades públicas. Por ultimo, exerceu a função de Diretor de Pessoal Inativo (DPI – PMAM).
Ao longo de sua carreira profissional recebeu as seguintes honrarias: Medalha de 10 Anos- outorgada pelo Exmo Sr GOVERNADOR DO AMAZONAS, como prova de reconhecimento aos bons serviços prestados; Medalha do Mérito Policial; Medalha da Ação Policial “Dílson Matias Barbosa”; Medalha Tiradentes;
Em dezembro de 2009, recebeu do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas a Medalha de ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO; Medalha de 20 anos, outorgada pelo Exmo Sr GOVERNADOR DO AMAZONAS como prova de reconhecimentos aos bons serviços da PMAM; No dia 08 de novembro de 2011 recebeu a Medalha de Mérito CÂNDIDO MARIANO, pelo GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS.
Ganhou em 2011 a Medalha de Mérito Educacional, concedida pelo Presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM).
Em 2012 recebeu, pela Assembleia Legislativa do Amazonas, a Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Inês de Vasconcelos Dias”.
Em 2015, lhe foi outorgada a Medalha IMPERADOR PEDRO II, destinada a premiar Oficiais Superiores do CBMAM, Militares das Forças Armadas ou auxiliares, e cidadãos nacionais ou estrangeiros, que tenham prestados notáveis e relevantes serviços à corporação.
Por fim, no dia 14 abril 2016 recebeu o título de cidadão amazonense conforme a lei 4.204 de 23 de julho de 2015, outorgado pelo GOVERNADOR DO AMAZONAS.