O resgate de animais silvestres pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar triplicou em 2019. Ao todo, foram capturados 676 animais silvestres. Durante todo o ano de 2018, a polícia retirou de cativeiros 210 animais silvestres. Por espécie, foram resgatadas 334 aves, 216 répteis e 126 mamíferos.
Tracajás (63), curiós (57) e jacarés (38) estão entre os animais mais resgatados pelo Batalhão. Entre o total de resgatados, cerca de 20 animais são classificados como animais em extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). São eles: peixe-boi da Amazônia, macaco-aranha, macaco-prego e sauim-de-coleira.
Segundo o tenente do Batalhão Ambiental, Natanel Freires, o disque-denúncia e a entrega voluntária foram fatores determinantes para o aumento de 222%. “Em grande parte, o aumento foi devido às denúncias pelo 99842-1553, que é o disque-denúncia do Batalhão Ambiental. E também pelo grande número de entregas espontâneas, por pessoas que tinham animais criados em casa ou em cativeiro, se conscientizaram e fizeram a devolução voluntária”, afirma.
Fonte: Amazonas Aqui