Analisando o cenário de insegurança e a expansão do tráfico de drogas em Manaus, o vereador Chico Preto (Democracia Cristâ) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (11), para destacar a importância de se estruturar um projeto para abrir as escolas municipais à comunidade e transformá-las em uma espécie de local de conscientização contra a criminalidade, por meio de atividades esportivas e culturais.
Segundo o parlamentar, a rede municipal de ensino conta com cerca de 450 escolas, sendo a maioria delas dotadas de quadras poliesportivas onde podem ser desenvolvidas atividades com jovens de oito a 15 anos, que estão sendo cooptados pelo tráfico de drogas.
“Enquanto a gente aponta caminhos para clínicas de recuperação para quem já está no vício, é preciso enxergar toda uma geração que está à mercê do tráfico e carente de uma ação pública que possa trazê-los para um ambiente correto. Nós temos 450 escolas municipais, boa parte delas têm quadras. A partir das 16h essa estrutura fica ociosa, sem serventia nenhuma. Porque não abrir essas quadras? O dinheiro já foi investido, a estrutura está lá. O medo é quebrar uma tampa de privada, um vaso? Com a comunidade dentro da escola é possível coordenar trabalhos voltados para os jovens”, destacou.
Ainda segundo Chico Preto, ao invés de gastar mais de R$ 130 milhões com publicidade e propaganda – como fez em 2019 – a Prefeitura poderia investir num programa neste molde.
“A Prefeitura poderia parar de torrar dinheiro com propaganda e publicidade e pegar uma parte desse dinheiro para garantir o funcionamento dessas quadras diariamente, porque se queremos enfrentar esse problema das drogas, a fim de construir princípios na alma desses jovens, não adiante fazer palestra uma vez por ano nas escolas. Tem tornar hábito, fazer todo dia, utilizando a estrutura que já está lá. E isso é muito mais barato que o gasto da Prefeitura com publicidade que não mudou em nada vida das pessoas”, finalizou.