O vereador Chico Preto (Democracia Cristã) lembrou, em seu discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (2), que em setembro do ano passado, o Prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), visitou a invasão Monte Horebe, na Zona Norte da cidade, e prometeu de forma irresponsável organizar a ocupação utilizando recursos do Governo Federal. O parlamentar destacou que o local é uma zona de amortecimento da Reserva Florestal Adolpho Ducke e por isso não pode ser habitada.
Nesta segunda-feira, o Governo do Estado deu início à ação de reintegração de posse da invasão Monte Horebe, onde aproximadamente cinco mil famílias residem.
“A ação que hoje está sendo desencadeada pelo Governo do Estado é necessária para a qualidade de vida e segurança da cidade, e até mesmo daquelas famílias que lá residem. Agora me chama atenção neste episódio a ida do Prefeito Arthur ao local, em setembro do ano passado. Foi cercado de assessores, de fotógrafos, de links, de tudo, mas sem propósito. Foi para gerar uma ilusão de que a Prefeitura ocuparia aquela área. Política não pode mais ser feita desta maneira. Nem o Prefeito, nem político algum pode gerara uma ilusão no imaginário de quem está diante de uma necessidade”, afirmou.
“Sou favorável a políticas de habitação, para que as pessoas tenham sua casa. Mas sou favorável, também, que a lei seja respeitada. Como dizia Rui Barbosa: fora da lei não há salvação”, concluiu.
O vereador destacou, também, que a ocupações desordena culminam em ineficiência dos serviços públicos.
“Nós precisamos adotar uma postura firme diante destes movimentos sob pena de Manaus nunca ter transporte, coleta de lixo, água e demais serviços públicos com qualidade, porque a cidade vai crescer sem planejamento”, finalizou.