Governador Wilson Lima amplia medidas restritivas
O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou neste sábado, 4, em entrevista a veículos de comunicação nacionais e locais e em live nas redes socias do Governo do Estado, que assina hoje novo decreto proibindo o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros e que o Estado está ampliando leitos de UTI no Hospital de Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz e preparando mais 400 leitos clínicos para pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) em Manaus.
O Delphina Aziz vai receber mais 33 leitos de UTI, resultado da entrega de mais 15 respiradores pelo Ministério da Saúde e mais 18 aparelhos remanejados de outras unidades de saúde de Manaus.
Até a tarde deste sábado, o Amazonas contabilizou 311 casos de Covid-19, com 46 pessoas internadas, sendo 17 em UTI da rede privada e oito em UTI do Delphina Aziz.
Há registros de 12 mortes, sendo seis pacientes que estavam internados na rede privada e seis que estavam internados no Delhpina ou receberam atendimento em outras unidades da rede pública, onde chegaram já em estado grave.
Do total de 311 casos, 283 são na Capital e 28 no Interior.
PREPARAÇÃO
Os novos 400 leitos clínicos estão sendo preparados no hospital da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, na zona Centro-Sul.
Serão ocupados quando esgotada a capacidade de leitos clínicos no HPS Delphina Aziz.
A implantação de novos leitos de UTI depende da disponibilidade de respiradores, equipamento escasso em todo o mundo.
Atualmente o Governo trabalha no reparo de respiradores que estavam sem uso em almoxarifados, com a ajuda da Universidade do Estado do Amazonas e outras instituições privadas. E também está adquirindo mais 33 respiradores em São Paulo.
CHINA
O governo diz que tenta comprar respiradores da China. Uma carga que já havia sido fechada compra, porém, o processo de finalização, nos Estados Unidos, de 200 respiradores, foi confiscada.
COLPASO
Uma preocupação de todos, e já confirmado pelo Ministério da Sáude, do Amazonas ser um dos estados que poderá ter uma explosão de contaminação co coronavírus, não é meramente só o povo, e em particular a parte da sociedade mais humilde, de classes C,D e E. Mas, os próprios servidores que atuam na área de saúde, que estão – médicos, enfermeitos, técnicos, e demais funcionários, atuando num regime expansivo de horário de trabalho são alvo deste vírus.
MEDIDAS
Para conter o ritmo de crescimento de casos, Wilson Lima que vai proibir o transporte de passageiros em rodovias estaduais e federais do Amazonas, assim como já proibiu o transporte hidroviário de passageiros.
Forças de segurança intensificarão a fiscalização nas ruas, com a orientação de deter pessoas e fechar e multar estabelecimentos comerciais não essenciais que não estejam cumprindo com o decreto de distanciamento social, que proíbe a aglomeração de pessoas.
Fonte: Agnorte