A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus dará início nesta quarta-feira (9) à fase de audiência que tem como réu Rafael Fernandez Rodrigues, ex-namorado da Miss Manicoré. Ele é acusado de feminicídio contra Kimberly Karen Mota de Oliveira, crime ocorrido em 11 de maio deste ano, em um apartamento localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus. Ela foi assassinada a golpes de faca.
A previsão é de que nesta quarta-feira sejam ouvidas oito testemunhas arroladas e ocorra, também, o interrogatório do réu.
O Ministério Público apresentou denúncia contra Rafael no dia 15 de junho de 2020 e conforme o inquérito inserido nos autos, o crime teria ocorrido em virtude de o acusado não aceitar o fim do relacionamento com a vítima.
A audiência de instrução será presidida pelo juiz de Direito da 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, Anésio Rocha Pinheiro, sumariante do caso – magistrado responsável pela primeira fase de processo de crimes contra vida.
Insanidade alegada – Em setembro deste ano, a defesa de Rafael havia solicitado a realização de exames médicos psiquiátricos alegando que ele apresentava transtornos mentais, porém, os exames apontaram que, mentalmente, o acusado é perfeitamente são. Com isso, a ação penal que estava suspensa até o processo de Incidente de Insanidade Mental ser encerrado, seguiu seu rito normal.
Em virtude das medidas relativas à prevenção da covid-19, o Juízo da 2.ª Vara do Tribunal do Júri não autorizou a presença da imprensa nas dependências do fórum para o acompanhamento do caso. As informações disponibilizadas pela Vara sobre o andamento dessa etapa processual serão fornecidas por meio da Divisão de Divulgação e Imprensa do Tribunal.