Os servidores ativos da Prefeitura de Manaus já podem emitir o Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto na Fonte (antiga cédula C), referente ao exercício de 2020. Via internet, a emissão é feita no portal da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), gestora de Recursos Humanos do município, no endereço http://semad.manaus.am.gov.br.
O comprovante é uma das exigências para quem declara o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal, sendo um resumo de todos os rendimentos recebidos e do imposto retido durante o ano trabalhado.
Ao acessar o site da Semad e clicar no banner “Contracheque e Cédula C”, o interessado será direcionado para o Portal do Servidor, onde deverá informar login e senha de acesso. O servidor que não possuir cadastro deve criá-lo no próprio portal. Para isso, é necessário informar o número do CPF, RG, PIS ou Pasep, além da data de nascimento.
“A emissão da Cédula C por meio do portal da Semad é simples, além de garantir comodidade aos servidores municipais”, enfatiza o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, destacando que a ferramenta facilita a vida dos servidores que estão atuando em regime de teletrabalho durante a pandemia.
A versão impressa da declaração de rendimentos deve ser enviada às secretarias e órgãos da estrutura da Prefeitura de Manaus até a próxima segunda-feira, 15/2, conforme solicitado pelas unidades para distribuição.
– – –
Texto – Adrisa de Góes / Semad
Foto – Josué Júnior / Semad