o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, na manhã desta segunda-feira, 26/4, o edital do processo seletivo. No total, serão ofertadas 16 mil bolsas de estudos para estudantes de baixa renda. Os interessados podem realizar a inscrição no período de 3 a 17 de maio, por meio da página oficial do programa (http://bolsa.manaus.am.gov.br).
“Isso aqui é a oportunidade de prepararmos essa juventude. Dessas pessoas estarem qualificadas para entrarem no mercado de trabalho. No mundo competitivo em que nos encontramos; certamente, a graduação, o estudo, o conhecimento são ferramentas de libertação. É a chave que vai abrir as portas para as oportunidades, para o emprego, para, acima de tudo, o sustento e a dignidade das famílias da nossa cidade”, enfatizou o prefeito.
Com benefícios integrais (100%) e parciais (50% e 75%), o programa foi adequado aos moldes da nova gestão, visando alcançar mais beneficiários. Nesta edição, o total de bolsas com 100% de desconto nas mensalidades aproxima-se do somatório de vagas integrais dos três últimos processos seletivos realizados. Os benefícios de 75% também foram ampliados, chegando a 6 mil. Do total de vagas ofertadas, há também cotas para idosos e Pessoas com Deficiência (PcD).
“Já encontrei pessoas nas periferias de Manaus que pedem por uma oportunidade para estudar em uma escola ou em uma faculdade de referência. Estamos dando continuidade a um bom programa, criado em gestões anteriores, e ainda ampliamos as possibilidades, visando ajudar essas pessoas que tanto precisam de uma oportunidade. É dessa forma que a Prefeitura de Manaus trabalha em todas as suas áreas, em todos os âmbitos. Queremos buscar melhorias e soluções para os problemas da nossa cidade. O nosso trabalho não para”, disse Almeida.
Edital
O edital com as condições de participação e a lista de cursos ofertados será publicado no Diário Oficial do Município, no endereço http://dom.manaus.am.gov.br. A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Espi, coordena a seleção.
O processo seletivo será dividido em três etapas: inscrição eletrônica – na qual o candidato irá preencher questionário socioeconômico, classificação e entrega de documentos – necessária para comprovar as informações prestadas na inscrição.
Poderão concorrer às vagas candidatos sem diploma de nível superior e que atendam aos demais requisitos: ser brasileiro, nato ou naturalizado; residir em Manaus; estar com ensino médio completo ou concluir até junho de 2021; possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo; estar regularmente matriculado ou passível à matrícula em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa; não possuir matrícula “ativa” ou “trancada” em universidade pública; não ser beneficiário de programa de graduação mantido pelo poder público ou iniciativa privada.
Fonte: Semad