Golpe da Maquininha – Com o crescimento do uso de aplicativos como Uber Eats e iFood, muitas pessoas passaram a utilizar o serviço de entregas por delivery pela primeira vez. E nesse ambiente, embora pareça improvável, você também está sujeito a golpes financeiros. É o caso do golpe da maquininha quebrada, que vem crescendo principalmente durante a pandemia. E nos últimos tempos, esse tipo de fraude continua fazendo suas vítimas. Portanto, para saber mais e ver como se prevenir, continue lendo.
Golpe da maquininha continua fazendo vítimas. Veja como se prevenir
Dessa forma, aplicativos de delivery de comida estão sendo usados por criminosos para aplicar o chamado “golpe da maquininha”. Em geral, os clientes dos aplicativos relatam dois tipos de golpes. Em ambos os casos, os golpistas digitam nas máquinas de cartão de crédito e débito valores bem superiores aos que deveriam cobrar. Na maioria das vezes, as vítimas nem percebem a fraude, e acabam colocando suas senhas após solicitação do criminoso.
Além disso, em outro tipo de golpe da maquininha, o entregador afirma que houve problemas com a taxa de entrega, por isso será necessário efetuar o pagamento diretamente a ele. Em outro, comunicam supostos problemas com a entrega em si, também para que o valor total do pedido seja pago ao entregador.
Em nota, o iFood, um dos maiores apps de delivery atualmente, ressaltou que quando o consumidor opta pelo pagamento online, jamais é exigido um pagamento adicional no momento de receber o pedido. “A orientação é ele se recusar a fazer qualquer tipo de pagamento e acionar, imediatamente, o chat do iFood para reportar a atividade suspeita”, informa a empresa. A empresa também diz que quando constata o golpe, imediatamente devolve o valor ao cliente; já o entregador é desligado.