Após oito anos sem receber melhorias, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graziela Ribeiro, localizado no bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste, foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira, 10/9, pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, representando o prefeito David Almeida, e pelo secretário de Educação do município, Pauderney Avelino.
A unidade de ensino, que atende mais de 460 alunos entre 4 e 5 anos, do 1º e 2º período, nos turnos matutino e vespertino, foi totalmente reformada e recebeu pintura, reparo na parte elétrica, hidráulica, forro, telhado, troca de portas, entre outros benefícios.
“O prefeito David Almeida tem imprimido um ritmo de maratona nas ações da prefeitura, mesmo em um cenário muito complicado, com R$ 1,4 bilhão a menos de recursos do que a gestão passada. A reinauguração desse Cmei é um grande exemplo daquilo que nós estamos sonhando, projetando e planejando para a cidade de Manaus.
Esse CMEI estava há oito anos literalmente embaixo d´água. Aqui, foram aproveitados somente o piso e as paredes, o resto foi trocado completamente, porque os servidores, gestores e professores, os alunos, quando chovia, não tinham aulas. Graças à determinação do prefeito, ao esforço do secretário Pauderney, com toda a Semed (Secretaria Municipal de Educação), estamos entregando, hoje, à comunidade do bairro Alvorada e à cidade de Manaus mais um Cmei revitalizado”, destacou o vice-prefeito.
As obras no Cmei iniciaram em maio deste ano com a revitalização da diretoria, sala de atendimento educacional especializado, depósito de merenda e limpeza, espaço lúdico com grama sintética, secretaria, cozinha, refeitório, banheiros e dez salas de aula. O secretário Pauderney Avelino adiantou que, na próxima terça-feira, 14/9, as aulas presenciais retornarão na unidade de ensino.
“Essa escola Graziela Rebelo é uma de quase duas centenas de unidades de ensino que a gestão municipal está revitalizando e trazendo de volta ao ensino presencial. Infelizmente, nós encontramos uma rede de escolas sucateadas, não foram investidos recursos para consertar esses centros e o prejuízo é dos estudantes, dos alunos e dos pais, ou seja, das famílias da nossa cidade. Essa escola tem 468 alunos e estamos entregando aqui para a comunidade do bairro Alvorada, na zona Oeste de Manaus”, ressaltou Avelino.
O secretário municipal de Educação explicou que está em andamento, ainda, um processo de negociação com o Sesi, para adaptar um grande complexo na área em um centro municipal de ensino infantil, com capacidade para mais de 1.500 alunos, em dois turnos, com amplo ginásio e campos de futebol. “Se Deus quiser, a zona Oeste estará muito bem contemplada com o retorno da escola Graziela Rebelo e também com essa nova escola que nós estamos em processo de contratação com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas”, afirmou o secretário Pauderney.
Investimento
A obra do Cmei faz parte do programa de crescimento econômico e social, o “Mais Manaus”, que prevê investimentos em todas as áreas da gestão municipal. Na educação, a previsão de investimentos é da ordem de R$ 80 milhões, com ampliação, reforma ou construção de escolas e creches, beneficiando milhares de alunos e criando mais de 2.200 novas vagas na capital.
“A Semed tem uma programação, não apenas na cidade de Manaus, mas também na área rural da cidade, onde a situação também é crítica. A gente percorre também a zona rural da cidade, e temos nos deparado com escolas altamente precárias. Então, nós vamos trabalhar, sob o comando do prefeito David, para que esse calendário estipulado por ele possa ser cumprido no menor espaço de tempo possível, e que tenhamos uma estrutura educacional à altura de uma capital como a cidade de Manaus”, concluiu o vice-prefeito Marcos Rotta.