A empresa Facebook se pronunciou oficialmente sobre o apagão que atingiu três das maiores redes sociais do mundo, nesta segunda-feira (4), afirmando que o problema foi causado por uma configuração incorretas em seus roteadores.
O problema durou cerca de sete horas e atingiu mais de 3,5 bilhões de usuários das plataformas Whatsapp, Facebook, Instagram e Messenger, que ficaram sem acessar suas mídias sociais e serviços de mensagens.
“Nossas equipes de engenharia detectaram que as alterações de configuração nos roteadores de backbone, que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers, causaram problemas que interromperam essa comunicação”, explicou o Facebook em nota oficial à Imprensa.
A empresa afirmou ainda que está trabalhando ativamente para que as operações voltem a funcionar em sua totalidade.
“Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro, neste momento, que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito”, esclareceu em um comunicado.
Para tranquilizar os usuários, a empresa destacou que não houve registro de vazamento de dados.
“Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade”, finalizou.