A Polícia Federal (PF), está realizando nesta quarta-feira (20), diversos mandados de busca e apreensão em Manaus e no município de Itacoatiara, no interior do Amazonas.
Desde às 5h, os agentes fenderias estão pelas ruas, até mesmo em carros descaracterizados, deflagrando a Operação Vikare, que tem como alvos empresários e políticos, suspeitos de envolvimento em uma organização criminosa, ligada ao tráfico internacional de droga e a crimes como lavagem de dinheiro.
A ação que cumpre 24 mandados de prisão preventiva, além de 49 mandados de busca e apreensão, acontece em Manaus e Itacoatiara, no Pará (Belém e Ananindeua), Amapá, Piauí (Teresina), Ceará (Fortaleza), Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Paranhos e Aral Moreira), São Paulo (capital e Sorocaba), Rio de Janeiro (capital) e Paraná (Foz do Iguaçu e Londrina).
Segundo o portal LCJ de Itacoatiara, os policiais federais estiveram em uma casa, no conjunto Sham, que seria a residência de um proprietário de postos de combustíveis do município. No local, várias documentações foram apreendidas.
Além disso, os agentes federais também estiveram em um dos hotéis mais famosos e visitados de Itacoatiara, localizado no conjunto Iraci. Os nomes dos investigados não foram divulgados e os policiais federais não deram mais detalhes sobre a operação.
Já no Amapá, um primo do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), identificado como Isaac Alcolumbre foi preso, suspeito de associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro no estado.
No mesmo estado, foram cumpridos 4 mandados de busca e 2 mandados de prisão preventiva, em empresas e duas residências localizadas em Macapá e também em um aeródromo particular.
Segundo as investigações da PF, o estado do Amapá era usado como base operacional do grupo para importação e transporte de drogas, que eram transportadas por aviões para diferentes pontos do País. Empresas de fachada eram usadas para ocultar o dinheiro e estrangeiros também participavam do esquema.
A ação da PF teve origem em maio de 2020, quando investigações da Polícia Federal, no Amapá, descobriu destroços de um avião numa área isolada do município de Calçoene, no extremo norte do Amapá.
A PF monitorava movimentações suspeitas de aeronaves quando encontrou os destroços. A investigação apontou que o veículo foi incendiado de propósito para ocultar provas do crime. No local onde o avião foi encontrado, outros indícios do tráfico de drogas foram percebidos, como uma vala destinada ao armazenamento das drogas.
Veja o vídeo da operação sendo realizada em Manaus:
https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dy9LmzBTikvfQFOIE6tBIQ_jmuTc2Mq1CU4B78-zkB_6_jDzCQiFfAaI-eiea8WBUy7N9OJdXoc54p7I49dnMYc0eAwZFY2L6_4ZKwBzRriE5PCkK-6TUiRfZJR1m8-A0nG1F8
Fonte: Mix de noticias