Na manhã desta sexta-feira (04/03) o vereador Peixoto (Agir36) esteve reunido com o Diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano(Implurb) Engenheiro Carlos Valente para tratar sobre a temática da segurança e manutenção das edificações na cidade de Manaus. O encontro foi realizado na sede do órgão localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste da cidade .
Peixoto que é vice-presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas (Comsop) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e engenheiro de formação, promoveu o encontro no Implurb para debater com o órgão e os representantes do IBAPE-AM (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Amazonas), os Engenheiros Civis Frank Alberto Araújo ( presidente) e Mesaque Oliveira (Diretor de Relações Institucionais), do Projeto de Lei de Inspeção Predial.
“Trata-se de uma importante demanda que visa a segurança da sociedade e das edificações de nossa cidade” disse o parlamentar ao citar que não é de hoje que “a falta de manutenção preventiva e adequação à atualização das normas técnicas são potencializadores de acidentes, como o que ocorreu no Condomínio Verona, situado no bairro Lago Azul, na Zona Norte, que por um uso inadequado da mangueira de gás, provocou uma explosão e consequentemente a morte de uma pessoa”, lembrou Peixoto.
O vereador destacou ainda que o Diretor-presidente Carlos Valente foi sensível ao tema dando extrema atenção ao assunto. “Quero destacar aqui, a acolhida e cortesia com que eu e meus convidados fomos tratados. Saímos da reunião muito otimistas e tenho certeza que o diálogo avançará e em breve trarei mais novidades”, afirmou Peixoto.
Acidente no Verona
A explosão que deixou um morador morto e outros seis feridos no Condomínio Residencial Verona, na Zona Norte de Manaus, completou um ano no último dia 24 de fevereiro.
De acordo com o laudo pericial do Instituto de Criminalística do Amazonas o vazamento de gás na conexão de uma mangueira inadequada com o fogão teria sido a causa da explosão e, consequentemente, do incêndio no apartamento.
“Não podemos ficar inertes a este e outros casos. Temos que agir de forma preventiva e evitar novas tragédias, por isso a importância de ter uma legislação como a proposta no Projeto de Lei (PL) de Inspeção Predial”, reiterou Peixoto.
Fotos : Hércules Andrade