News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 22 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Destaque»Comitê Israelita do Amazonas comemora Yom Haatzmaut
Destaque

Comitê Israelita do Amazonas comemora Yom Haatzmaut

Redacao News AmBy Redacao News Am4 de maio de 2022Updated:4 de maio de 2022Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A criação do Estado de Israel é comemorada por todos os judeus e simpatizantes do judaísmo no mundo inteiro.
A comunidade judaica do Amazonas participou da Confraternização pelos 74 anos da restauração do moderno Estado de Israel na noite de ontem (04/05), na Sinagoga Beth Yaacov Rebi Meyr. Após o Arvit, conduzido pelo Hasan da Sinagoga de Manaus, Dr. Isaac Dahan, o salão nobre da snoga recebeu as famílias judaicas que vivem em Manaus entre outros convidados ilustres que portavam com muito orgulho as bandeiras de Israel. Entre outras comidas do cardápio, o tradicional Falafel judaico foi o mais apreciado pelos participantes.

Segundo o presidente do Comitê Israelita do Amazonas (CIAM), David Vidal Israel, não é apenas uma data comemorativa da independência de um país, a existência desse Estado é muito importante para que todos os judeus vivam livres e sejam respeitados em qualquer lugar do mundo. “Essa independência parece garantir que as atrocidades cometidas no passado contra o povo judeu sejam menores. E, de fato se comparados àqueles tempos onde o antissemitismo produziu seus piores efeitos, quando fomos expulsos perseguidos pela inquisição, pelos pogroms, pelo nazismo, humilhados e mortos e não tinha a quem recorrer, a fundação do Estado de Israel e o reconhecimento de seu direito de existir a partir de meados do Século XX, permitindo que judeus tivessem mais segurança e pudessem ter um país que os acolhesse para viver com a garantia de preservar sua historia, cultura e costumes.”, declarou David.

Yom HaAtzmaut é o Dia da Independência de Israel, cujo feriado ocorre no dia 5 de Iyar, que neste ano no calendário gregoriano foi ontem, 04 de maio. Em 1948, no dia que correspondeu a 14 de Maio, naquela data, o político israelense judeu polonês, David Ben-Gurion, assumiu como o primeiro chefe de Governo de Israel e declarou o fim do Mandato Britânico da Palestina e a fundação do Estado de Israel.

amazonas comitê israel israelita judeus sinagoga
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Bem-estar no trabalho: UEA promove evento sobre saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial para servidores

29 de abril de 2025

TRE-AM lança campanha #VemSerMesário

29 de abril de 2025

CONAPIR REALIAZA EVENTO PREPARATÓRIO EM MANAUS PARA A CONFERÊNCIA QUE IRÁ ACONTECER EM BRASÍLIA

25 de abril de 2025

Escavadeiras de Israel trabalham em Gaza após fim do cessar-fogo

11 de abril de 2025

Dia do jornalista é celebrado na Câmara Municipal de Manaus com homenagem a profissionais da comunicação

11 de abril de 2025

PC-AM desmantela esquema de tráfico interestadual de drogas com prejuízo ao crime organizado avaliado em cerca de R$ 10 milhões

11 de abril de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.