A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta quinta-feira, 5/5, a abertura de uma exposição voltada para a sustentabilidade, arte e cultura, do artista plástico amazonense Eliberto Barroncas, que apresenta uma seleção de suas obras. A mostra, organizada pelas Ocas do Conhecimento, está aberta à visitação no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, até o dia 31 deste mês.
O objetivo principal da exposição, que tem como tema: “Arame, Cola, Papel e Resina”, é mostrar ao público, a maneira como todas as peças utilizam materiais sustentáveis, inspirados em brinquedos da infância do artista, vivida no interior do Amazonas. Participaram da atividade alunos do 5º ano, da escola municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, situada na Matinha, zona Sul.
“A Semed busca sempre proporcionar esses momentos culturais onde os alunos da rede municipal de ensino podem interagir com as obras de vários artistas amazonenses. Os alunos puderam conhecer obras de arte que são feitas com materiais recicláveis, porque é uma prática das Ocas trabalhar com esses materiais sustentáveis”, salientou a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Erica Amorim.
Para o artista Eliberto Barroncas, o momento foi muito importante para os estudantes, que puderam participar de uma aula diferenciada, fora de sala.
“No exercício da educação eu compreendo que o processo educacional não se dá somente na sala de aula. A exposição neste espaço é uma possibilidade de trazer um olhar para a criança onde todos puderam conhecer mais sobre as poesias e obras de arte. Fico muito honrado em poder proporcionar isso para os alunos”, disse Eliberto.
Para a aluna do 5° ano, Ellis Amorim, 10, a exposição foi muito legal porque foi possível ver que as artes retratam muito bem a essência da cultura amazonense.
“Eu achei a exposição muito interessante, porque retrata um pouco da Amazônia e também foi muito bom poder conhecer e assistir o artista Eliberto”, declarou.
Ecam
O Ecam prioriza exposições de trabalhos com materiais sustentáveis, visando assim ressaltar a importância da arte, também como instrumento de sensibilização ambiental, e as obras de Eliberto apresentam uma afinidade com essa proposta pela poética e técnica utilizada. As peças são confeccionadas em arame, cola, papel e resina, e a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, até o dia 31 deste mês.
Todo mês um artista amazonense é convidado para apresentar seus trabalhos. O espaço é gerenciado pelo projeto “Ocas do Conhecimento Ambiental”, da Semed, onde são realizadas oficinas sustentáveis para a comunidade, oficinas para infratores ambientais, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), palestras e atividades lúdicas ambientais para os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi).
Publicado em – https://bit.ly/39Hf9Uw
Texto – Ricardo Ramos / Semed
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzNv48