Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 8 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Amazonas»Casamento coletivo oficializa a união de 370 casais no Amazonas
Amazonas

Casamento coletivo oficializa a união de 370 casais no Amazonas

Redacao News AmBy Redacao News Am13 de junho de 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Um total de 370 casais, dos 115 indígenas, oficializou a união por meio de cerimônia civil do maior casamento coletivo da história da cidade, no último final de semana, em cerimônia organizada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em parceria com a Prefeitura de Maués, Ministério Público do Estado (MPAM) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). 

As cerimônias ocorreram no último sábado (11), com 255 casais oficializando a união no ginásio Deodato de Miranda Leão e ontem, domingo (12), Dia dos Namorados, 115 casais do povo indígena Sateré-Mawé fizeram a celebração na comunidade Vila Nova 2. 

O defensor público-geral, Ricardo Paiva, destacou o papel da Defensoria  essencial para que os casais conseguissem a gratuidade das taxas cartorárias, bem como a atualização de documentos necessários para a habilitação do casamento civil. 

Em geral, o pagamento do processo de habilitação do casamento civil tem um valor muito elevado para as posses dos interessados em concretizá-lo. “Nós recebemos as solicitações e fizemos a interlocução com o Poder Judiciário para conseguirmos as gratuidades, e isso permitiu a realização do evento”, explicou Paiva. 

A Defensoria também interveio para auxiliar os casais a obterem documentos necessários para o processo de habilitação, como a certidão de nascimento atualizada.

Com o casamento oficializado, os casais passam a ter a oportunidade de regularizar questões de família, além de ter acesso a programas e benefícios sociais, como a aposentadoria. 

Entre os casais, estavam Mizael da Fonseca, 87, e dona Maria Batista, 65, que depois de 46 anos juntos, e sete filhos, finalmente oficializaram a união. Para eles, o momento representa segurança jurídica e a realização de um sonho.

A comunidade Vila Nova 2, na zona rural de Maués, também viveu um momento histórico no último domingo, no Dia dos Namorados. O local foi palco do primeiro casamento indígena da cidade, com a participação de 115 casais do povo indígena Sateré-Mawé. A cerimônia foi celebrada em português e sateré, com a presença dos tuxauas da região, com danças e músicas, respeitando a diversidade cultural. 

“Estou feliz com esse dia, porque o casamento é muito importante. Agora eu posso dizer que ela é minha esposa”, comentou o indígena Ezequias Michiles, 32, que estava um pouco tímido, minutos antes de subir ao altar, com a Eldenira de Oliveira, 34. 

O casal está junto há 17 anos, tem dois filhos, mas afirmam que precisavam oficializar a união, para buscarem benefícios sociais. Com adereços característicos da aldeia a que pertencem, eles trocaram as alianças. “Eu não sei muito o que dizer, mas estou muito alegre, muito feliz com essa oportunidade”, disse Eldenira.

FONTE: PORTAL DO HOLANDA

amazonas casamento
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Polícia Civil e Guarda Municipal desarticulam grupo de tráfico de drogas em Uarini

23 de junho de 2025

Bem-estar no trabalho: UEA promove evento sobre saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial para servidores

29 de abril de 2025

TRE-AM lança campanha #VemSerMesário

29 de abril de 2025

PC-AM desmantela esquema de tráfico interestadual de drogas com prejuízo ao crime organizado avaliado em cerca de R$ 10 milhões

11 de abril de 2025

Ufam tem dois candidatos da esquerda para reitoria

10 de abril de 2025

Ex-prefeito de Boca do Acre é alvo de ação do MP por nepotismo na administração municipal

31 de março de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.