Pelo terceiro ano consecutivo, o Ministério do Trabalho e Previdência classifica a Fundação Amazonprev como um dos melhores institutos previdenciários do país. O MPT levou em consideração a edição 2022 do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos 2.144 Regimes Próprios de Previdência Social brasileiros. Ao Amazonas foi atribuído o conceito “A”, a mais alta categoria na classificação geral, ao lado de Alagoas e Paraná.
A classificação do ISP é obtida a partir da análise de nove indicadores de desempenho dos RPPS durante o ano de 2021, relacionados às suas receitas, despesas, investimentos, avaliações atuariais, critérios para a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária, envio tempestivo de informações ao regulador e classificação no Programa de Certificação Institucional e de Melhoria da Gestão (Pró-Gestão), entre outros. A cada um desses é atribuído uma nota, que depois são somadas e ponderadas para se chegar à classificação final.
Esse indicador é uma ferramenta de gestão previdenciária dos RPPS, instituída em setembro de 2017 pela Portaria SPREV nº 10/2017, para conferir visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos e fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes e maior controle social da situação de cada Regime.
Na avaliação da diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina, a instituição alcança o conceito A em razão de sua cultura de gestão, que inclui o cumprimento das normas e legislações, tanto federal como estadual; planejamento estratégico, baseado em seus valores e políticas internas e comprometimento da alta direção em cumprir os procedimentos protocolares exigidos pelos indicadores previdenciários.
“Superamos todos os critérios exigidos, como conformidades, equilíbrio e transparência nos tornando, assim, o melhor regime previdenciário brasileiro. Isso é fruto do trabalho incansável dos nossos servidores na busca pela excelência na oferta de serviços aos nossos aposentados e pensionistas”, reitera.
FONTE: CM7