Uma programação variada com jogos educativos, brincadeiras lúdicas, leitura, além de diversas modalidades esportivas, está sendo oferecidas por todo este mês de janeiro às famílias do bairro Mutirão, Zona Norte, nas dependências do Centro Estadual de Convivência da Família Teonizia Lobo, mantido pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Essas ações fazem parte da Colônia de Férias organizada pelo poder público estadual, visando atender os anseios das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade nesse período de férias escolares.
Na manhã desta terça-feira (10/01) crianças de 04 a 10 anos, tiveram a oportunidade de pintar, desenhar, pular e brincar. Enquanto isso, os adolescentes fizeram aula de skate e de ritmos. A programação também foi direcionada aos adultos e idosos que participaram de gincana e pilates.
Para Mayara Castro, que reside na comunidade, mãe de dois filhos, 04 e 12 anos, a Colônia de Férias no CECF Teonízia Lobo, está sendo muito bem-vinda, para evitar que os filhos, nesse período de férias escolares, fiquem na ociosidade. “Estou conseguindo manter as crianças com a mente ocupada, o que é importante”, disse, informando que o filho está fazendo diariamente futsal e skate, a filha das atividades da Colônia de Férias, enquanto ela faz funcional no centro.
Para a idosa Angelina Maria Albuquerque, que participa de atividades no Centro desde 2009, onde faz pilates, aeróbica e ginástica, além de ter participado de vários cursos de artesanato, o ambiente é excelente para manter relações de amizades. “Nesse período de Colônia de Férias estou me divertindo com os jogos de tabuleiro, um excelente exercício para ativar a memória”, admitiu.
Reunir Famílias
O Diretor do Teonízia Lobo, Hefrânio Maia, disse que a proposta de organizar uma colônia de férias, visa atender todos os segmentos familiares desde a criança, passando pelos pais e alcançando os avós. Segundo o dirigente, a intenção é reunir o segmento familiar em um espaço repleto de jogos educativos, brincadeiras lúdicas, leitura e as diversas modalidades esportivas que vão proporcionar a todos a criação e/ou reconstrução dos vínculos familiares e comunitários.
“Desta forma, auxiliamos na prevenção da ociosidade, depressão, violência doméstica contra crianças, adolescentes e do vício em jogos eletrônicos”, sintetizou o dirigente do Centro, ressaltando a necessidade de celebrar o ‘Janeiro Branco’, campanha, lançada em 2014, que busca chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional da pessoas, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Por sua vez, o coordenador do Projeto Mais Vida, Augusto Cesar da Silva Braga, no Teonízia Lobo, disse que a Colônia de Férias está atendendo as expectativas da comunidade que tem se mantido presente. “Em que pese o período de chuvas, temos procurado manter as atividades esportivas, oferecendo diariamente vôlei de areia, futsal, futebol de campo e funcional”, disse.