O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) toma posse na manhã desta quarta-feira (4) como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A cerimônia, marcada para 11h, ocorre no Palácio do Planalto, sede do governo federal. Antigo adversário político e ex-filiado ao PSDB, Alckmin foi escolhido como vice-presidente com o objetivo acenar a setores do mercado e da sociedade que tinham dificuldade em aceitar o petista.
Durante os trabalhos da equipe de transição, Lula havia afirmado que Alckmin estava fora de cogitação na disputa por um ministério.
Porém, com a recusa de alguns nomes para assumir a pasta de Indústria e Comércio, o novo governo voltou atrás e o indicou para o cargo. Um dos que declinaram do convite foi o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Além de Alckmin, Marina Silva (Rede) assume hoje o Ministério do Meio Ambiente, pasta da qual já foi titular durante gestões anteriores de Lula.
Já a ex-jogadora de vôlei Ana Moser tomou posse, mais cedo, do Ministério do Esporte, que foi recriado pelo petista.
FONTE: CNN