News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 22 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Amazonas»Carnaboi 2023: evento tem espaço para pessoas com deficiência e ações de combate às violações de direitos humanos
Amazonas

Carnaboi 2023: evento tem espaço para pessoas com deficiência e ações de combate às violações de direitos humanos

Redacao News AmBy Redacao News Am25 de fevereiro de 2023Updated:27 de fevereiro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Evento acontece neste sábado e domingo no Centro de Convenções de Manaus

Encerrando as ações nos eventos carnavalescos deste ano, o Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Cultura e Economia Criativa, disponibilizou um espaço acessível exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs) no Carnaboi 2023. Além disso, as equipes estão trabalhando na conscientização para o combate às violações de direitos humanos.

Neste sábado (25/02), o espaço acessível, localizado no Bloco H, atraiu os torcedores do Garantido e Caprichoso para o Centro de Convenções de Manaus, Sambódromo. O local é personalizado, com proteção para chuva, banheiro exclusivos, águas disponíveis e intérprete de libras, além de equipes multiprofissionais dando o suporte e acompanhamento durante o evento.

A dona de casa Silvia Maria Peixoto, de 64 anos, marcou presença mais uma vez com a filha, que é usuária de cadeira de rodas. “Não é o primeiro ano que eu venho com a minha filha. Quando ela me pede pra trazer eu venho porque é uma festa do povo, é com segurança. É a Polícia Civil aqui, os Bombeiros e até o Ministério Público também. É uma festa do povo, que o Governo e a Prefeitura liberaram pra gente”, afirma.

Para ela, outro atrativo é que o espaço acessível se torna familiar. “Eu gosto daqui porque é familiar. Tem os cadeirantes, colegas da minha filha e muita gente jovem, sadia, idosos, então eu curdo junto com ela”, destacou Maria Peixoto.

Na primeira noite, 38 PCDs acessaram o espaço. Além da área exclusiva, a Sejusc está disponibilizando uma van para fazer o transporte da Vila Olímpica até o Sambódromo.

Ações educativas
Mantendo as atividades realizadas desde o início do mês tanto em eventos do Governo do Estado quanto privados, a Sejusc mobilizou uma equipe com mais de 50 técnicos para orientar e conscientizar os brincantes sobre os cuidados necessários para evitar violações de direitos humanos.

Segundo a secretária titular da pasta, Jussara Pedrosa, o trabalho foi voltado para prevenir importunações sexuais às mulheres e também evitar a entrada de crianças menores de 12 anos e adolescentes desacompanhados.

“A Sejusc está presente com toda a rede de proteção. Estamos com a Secretaria Executiva da Mulher trabalhando para evitar a importunação sexual, como também com as crianças e adolescentes. Vale ressaltar que crianças não entram e a partir de 12 anos somente acompanhados dos pais com documento de identificação”, ressaltou Pedrosa.

amazonas carnaboi destaques governo do amazonas
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado

4 de maio de 2025

Bem-estar no trabalho: UEA promove evento sobre saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial para servidores

29 de abril de 2025

Governo do Amazonas recebe cientistas do país para apresentação de pesquisas da Iniciativa Amazônia +10

29 de abril de 2025

TRE-AM lança campanha #VemSerMesário

29 de abril de 2025

Parintins se prepara para o maior festival da história

28 de abril de 2025

Anitta fala sobre o desejo de priorizar família e vida no Brasil: ‘Muito trabalhei, pouco aproveitei’

27 de abril de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.