Amazonas – A comissão de aprovados do Corpo de Bombeiros do Amazonas irá realizar o “Corridão dos aprovados” domingo, dia 19, ás 7h30 na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. O intuito do evento é pedir o aumento no números de vagas dos aprovados para compor a categoria.
“O maior estado do Brasil, com seus 62 municípios precisa de mais do que 400 vagas”, é o que alegam os participantes.
A comissão dos Aprovados conta que a administração pública abriu o concurso para o Corpo de Bombeiros no fim de 2021 após 12 anos do último concurso e agora pedem por mais vagas para a corporação.
Confira a nota na íntegra:
“O edital vinha com 400 vagas para soldados e 53 vagas para oficiais. Foram mais de 60 mil inscritos concorrendo na primeira fase do certame. Logo após a prova objetiva incluíram a fase de redação e discursiva, e essa etapa já seria feita somente com 3 vezes o número de vagas.
Começou uma luta para que todos os aprovados na prova objetiva fizessem a segunda etapa da redação e discursiva e tivemos a decisão favorável isso.
A luta permaneceu para que a conseguíssemos aumentar a quebra da cláusula de barreira, apesar de todo o esforço não houve êxito, então pedimos para que convocassem 6 vezes o número de candidatos aprovados nas próximas etapas e houve decisão favorável. 2400 candidatos foram convocados e no meio de todo o processo restaram 1331 aprovados para soldados e 191 para oficiais.
A corporação conta com apenas 1103 servidores ativos para todo o Estado do Amazonas. A LEI Nº 3431 de 15/09/2009 FIXA o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas em 4.483 (quatro mil quatrocentos e oitenta e três) bombeiros militares. 453 vagas não preencheriam nem a metade do fixado em lei.
Agora estamos pedindo para que aumentem as vagas e todos sejam convocados para o curso de formação, visto que há um déficit altissimo e a nossa população cresceu muito nos últimos anos”.