News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 21 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Saúde»Prefeitura prossegue com vacinação contra a Covid-19 em 75 unidades de saúde, nesta quinta e sexta-feira
Saúde

Prefeitura prossegue com vacinação contra a Covid-19 em 75 unidades de saúde, nesta quinta e sexta-feira

Redacao News AmBy Redacao News Am22 de fevereiro de 2023Updated:22 de fevereiro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Após o feriadão do carnaval, a Prefeitura volta a ofertar as vacinas contra a Covid-19 nesta quinta e sexta-feira, 23 a 24/2, em 75 estabelecimentos de saúde distribuídos em todas as zonas geográficas da capital. Para ampliar o acesso aos imunizantes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) organizou a vacinação em unidades que funcionam, durante a semana, no horário regular, das 8h às 16h, e também nas de horário ampliado, que atendem até as 20h. A população pode conferir os endereços e horários de funcionamento no site da semsa.manaus.am.gov.br, pelo link bit.ly/localvacinacovid19 , e também nas redes sociais da secretaaria.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, comentou que o mês de fevereiro é simbólico, uma vez que há três anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarava emergência global por causa da Covid-19, uma doença que marcou profundamente a história da humanidade e contra a qual a ciência lutou bravamente, até chegar a produção de vacinas, uma vitória que precisa ser reconhecida por meio do seu uso.

“Chegamos até aqui comemorando a vida graças aos imunizantes. E por isso precisamos manter a vigilância e continuar atualizando o esquema vacinal contra a Covid-19. É importante esclarecer que a cada dose tomada, a imunidade aumenta. Há uma ‘memoria’ ativada pela vacina que faz o organismo produzir mais anticorpos. Por isso, apelamos sempre para que a população valorize esse avanço e se vacine em um dos mais de 70 pontos de vacinação”, ressaltou.

A população pode tomar a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses conforme o esquema vacinal individual, que pode ser consultado na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br) inserindo o número do CPF. A quinta dose está liberada para pessoas imunossuprimidas a partir dos 18 anos que tomaram a quarta dose há quatro meses ou mais tempo.

Uma das novidades mais recentes da campanha de vacinação contra a Covid-19 é a incorporação da vacina bivalente ao esquema vacinal dos idosos a partir dos 60 anos, puérperas, gestantes e pessoas com doenças imunossupressoras, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, residentes e trabalhadores em instituição de longa permanência que já tenham tomado a segunda dose das vacinas monovalentes ou qualquer dose reforço há, pelo menos, quatro meses.

Como o próprio nome indica, a particularidade deste imunobiológico é sua atuação na produção de anticorpos para duas cepas: a cepa original do coronavírus e uma proteção específica para as variantes da ômicron.

“Mas é muito importante explicar que as outras vacinas são tão importantes quanto a bivalente. Prova disso é que hoje mesmo com a circulação dessas variantes novas, as hospitalizações por casos graves tiveram uma redução significativa, comprovando a eficácia das vacinas monovalentes”, assegurou Shádia.

Proteção infantil

A Semsa informa que, do total de 75 pontos de vacinação, 35 pontos são direcionados ao público infantil, de 5 a 11 anos. As crianças podem iniciar o seu esquema vacinal com a Pfizer pediátrica, que compreende duas doses, e também podem receber a dose de reforço.

As crianças de 6 meses a 4 anos de idade estão sendo protegidas com a Pfizer Baby, que compreende o esquema inicial de três doses.

Para evitar o desperdício de doses a oferta desses dois imunizantes está concentrada em 14 unidades básicas.

Para receber a vacina, os usuários precisam apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e também o cartão de vacina. No caso de crianças e adolescentes é necessário o acompanhamento de um adulto responsável.

destaques manaus prefeitura de manaus vacinação
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

‘Baile Rosas de Maio’ realizado Prefeitura de Manaus celebra a elegância e vitalidade da terceira idade

18 de maio de 2025

Prefeitura de Manaus participa de Ato Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio de 2025

Prefeitura de Manaus conclui pacto de metas com profissionais da educação da ‘Aliança Pró-Saeb’

17 de maio de 2025

Prefeito David Almeida recebe bancada sindical da saúde e confirma avanço em valorização dos servidores com promoção por titularidade

16 de maio de 2025

Prefeito David Almeida anuncia concurso público para a Manaus Previdência com salários de até R$ 8,3 mil

16 de maio de 2025

Prefeito David Almeida anuncia construção de novo conjunto habitacional com 576 moradias na avenida do Turismo

16 de maio de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.