Foram doados 800 livros com a temática religiosa
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Escola de Administração Penitenciária (Esap), realizou na manhã desta quinta-feira (16/02), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), a ação da entrega de livros, por meio do Projeto Esperança Carcerária, da Igreja Adventista.
No total, 800 livros foram doados e serão distribuídos para as unidades prisionais da capital, onde deverão complementar as atividades dos projetos educacionais desenvolvidos pela secretaria, dentre eles o programa ‘Remissão pela Leitura’.
Conforme Recomendação nº 44 de novembro de 2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no que tange às atividades educacionais complementares para fins de redução de pena pela leitura e estudo, para “cada obra lida, após o reconhecimento da Justiça, reduzirá em quatro dias a pena da pessoa presa. A resolução estabelece o limite de 12 livros lidos por ano e, portanto, 48 dias remidos como teto anual dessa modalidade de remição”.
De acordo com o Tenente Tales Renan, diretor da Esap, quando as temáticas educação e fé são unidas, elas se tornam porta de entrada para processos ressocializadores. “É através de programas como o ‘Remissão pela Leitura’ que os reeducandos demonstram interesse e disciplina com o cumprimento de sua pena e aceitam que seja desenvolvida a ressocialização. Quando aliamos a este processo uma temática religiosa, nutrimos e fomentamos a transformação da mentalidade, trazendo uma acolhida pelo saber e pela fé”, ressaltou.
FOTOS: Divulgação/Seap
Informações para a Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)
Maria Fontenele (98225-7266)