Os moradores do conjunto habitacional dos Jornalistas, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, acordaram com o anúncio da chegada do “Asfalta Manaus” na porta de casa. O prefeito David Almeida determinou o início das obras de recuperação viária da área, a partir da quinta-feira, 23/3, com a fase de limpeza do local.
Em ação integrada, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), entrega aos moradores um pacote completo de obras, que contempla desde a limpeza, a aplicação de asfalto, até a implantação de iluminação em LED.
“Essa é mais uma ação realizada pela nossa gestão que busca resgatar a dignidade da população da cidade de Manaus. Vamos recuperar essa malha viária, além de realizar a limpeza das áreas verdes do conjunto. Nosso dever é garantir que os serviços públicos cheguem aos moradores de Manaus e estamos fazendo isso”, afirmou o prefeito David Almeida.
A ação de limpeza, coordenada pela Semulsp, antecipa os trabalhos de asfalto. O recapeamento será iniciado pela Seminf, na terça-feira, 28/3, com a aplicação de 600 toneladas de massa asfáltica em 400 metros de extensão da via principal. As outras nove vias secundárias também serão asfaltadas, em uma área total de pistas que abrange 1.250 metros de extensão, onde serão aplicadas 1.200 toneladas de asfalto.
O secretário de Obras, Renato Junior, acompanhou o prefeito na vistoria. Ele explica que essa é a segunda intervenção da prefeitura no local. “Há dois anos, construímos essa ponte no meio do conjunto. Também implantamos drenagens e, agora, chegou a hora de fazermos os serviços de recapeamento asfáltico. Aqui, não vai ficar uma única via sem asfalto, não é tapa-buracos, é recapeamento de ponta a ponta, com asfalto de qualidade. A gestão municipal trabalha lado a lado com a população que mais precisa. Depois de quase 30 anos sem nenhuma infraestrutura neste lugar, a prefeitura chega aqui para beneficiar centenas de famílias”, assegurou Renato Junior.
Nesta manhã, os trabalhos iniciaram com as ações de limpeza da área, como podas de árvores e demais vegetações. A pintura das calçadas e do canteiro central também estão garantidas pela Semulsp, conforme o secretário Sabá Reis.
“Nós vamos fazer a poda de todas as árvores, que também estão há muito tempo precisando, vamos capinar todo o mato dentro do conjunto, além da poda dos arbustos, que faz parte dos serviços de jardinagem. Após a implantação do asfalto pela Seminf, a Semulsp fará os serviços de paisagismo e as pinturas em toda a área”, destacou.
Além da implantação do asfalto, serão realizados serviços de iluminação pública no conjunto habitacional dos Jornalistas, sob supervisão da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM-Energia), vinculada à Seminf, que deve atuar com uma equipe de mais de 40 homens, entre colaboradores, operadores e motoristas, utilizando rolos pneumáticos, rolos de chapa, vibroacabadoras, bobcats, retroescavadeiras, caminhões espargidores e caçambas. Os trabalhos de recapeamento devem ser concluídos em até 15 dias.
Todas as vias do conjunto receberão asfalto novo, beneficiando quase 400 famílias que, há mais de 30 anos, não viam serviços de infraestrutura no local. Moradores, como a aposentada Ana Melo, conversaram com o prefeito David Almeida e com o secretário Renato Junior e agradeceram pela obra.
“Nós éramos abandonados pelo poder público, diante de toda a demanda aqui do conjunto, como asfalto, iluminação e a parte de podagem. Temos um conjunto rico pela localização, mas pobre de infraestrutura. Hoje, acordei com o prefeito David e o secretário Renato na porta da minha casa, e é uma emoção tê-los aqui conversando com a gente, olhando de perto as nossas necessidades. Eu sei que o nosso conjunto agora vai ficar lindo, do jeito que a gente merece”, disse Ana Melo.
O local recebe asfalto da Prefeitura de Manaus por ser cadastrado, junto ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), como um conjunto habitacional, logo, todos os conjuntos habitacionais são de responsabilidade da Prefeitura de Manaus. No caso de condomínios cadastrados no Implurb com CNPJ, os serviços de infraestrutura ficam sob responsabilidade de empresas privadas, contratadas pelos próprios condôminos.