Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 5 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Governo do Amazonas»Parintinenses levam a arte e o folclore para o lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins, em Brasília
Governo do Amazonas

Parintinenses levam a arte e o folclore para o lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins, em Brasília

Redacao News AmBy Redacao News Am13 de abril de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Entre os trabalhos apresentados, o artista visual Pito Silva presenteou a ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara com uma tela em aquarela

Apresentar a cultura, as raízes e a arte do Amazonas à capital do Brasil foi motivo de orgulho para os parintinenses que participaram do lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins, na Casa da Coca-Cola Brasil, na terça-feira (11/04). Artistas parintinenses, de vários segmentos, que fazem parte da cadeia produtiva que movimenta o festival, estão em contagem regressiva para os dias 30 de junho, 1° e 2 de julho, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Enquanto isso, em Brasília, a classe artística e fazedores de cultura da ilha mostraram talento.

O artista visual, Pito Silva, com mais de 20 anos dedicados à produção de telas que retratam a pintura parintinense, considera o festival uma potencialidade e, ao participar de eventos em outros estados, amplia a visibilidade ao segmento.

“Parintins tem uma diversidade artística cultural muito grande, e o festival vem dar essa potência aos talentos que têm em Parintins. A arte do parintinense consegue alcançar novos horizontes, encantar mais pessoas e chegar mais longe”, disse o artista, que foi além, presenteando a ministra do Povos Originários, Sonia Guajajara, com uma tela de pintura em aquarela.

Encantada com a dança, as toadas e a disputa entre Caprichoso e Garantido, a ministra considera o festival um ato de resistência e valorização à cultura originária do Brasil.

“O Festival de Parintins que já é o maior festival do mundo retrata a nossa originalidade, os povos indígenas. E o que acho muito legal é que, tanto um boi quanto o outro trazem a visibilidade dos povos indígenas do Brasil. A mulher guerreira, os indígenas que lutam, a resistência. E achei muito legal que o Governo do Amazonas trouxe, neste ano, o lançamento do festival para Brasília, capital do país, para ganhar cada vez mais esta repercussão”, declarou a ministra, que confirmou a presença neste ano na temporada bovina. “O convite foi aceito. É importante valorizar a cultura brasileira, os povos indígenas, essa resistência secular. O reconhecimento também, além do folclore, à realidade indígena hoje, para que o Brasil possa conhecer os seus povos originários”, declarou.

Cadeia produtiva

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, declarou que, todos os anos o festival é um grande propulsor da economia, gerando postos de trabalho e movimentando a economia.

“Os fazedores de cultura se dedicam ao festival, meses antes da temporada, são possibilidade de trabalho tanto para a classe artística, quanto para o comércio local e o turismo. São famílias beneficiadas que encontram, neste período, um meio de reforçar o orçamento e ver a sua cultura, a arte e o folclore prestigiados por milhares de pessoas do mundo”, afirma o secretário, acrescentando que, neste ano, a expectativa é de gerar mais de dois mil empregos diretos e 20 mil indiretos.

Quem também levou um pedaço do Amazonas para Brasília foi a artesã Rita Prossi, com mais de 30 anos na confecção de acessórios e biojóias. Ela conta que o trabalho de produção envolve, também, ribeirinhos, povos indígenas, em uma cadeia produtiva que contempla mais de 100 famílias.

“Quando um colar é vendido, quando uma pessoa escolhe uma peça, eu espero que ela se conscientize que ela está gerando renda, alimentando a mesa de um ribeirinho, porque a gente compra a matéria prima deles, às vezes a gente faz parcerias em produção, que o nosso ateliê não consegue fazer sozinho, a gente passa o modelo, manda matéria prima e vai gerando a contribuição aos nossos artesãos do interior da Amazônia”, finaliza Rita.

A celebração em Brasília levou os convidados a uma imersão cultural, mais precisamente no Festival Folclórico de Parintins, que traz o protagonismo dos bois Caprichoso e Garantido e as entradas anunciadas dos itens oficiais, ao som de toadas. A culinária foi representada pelo tacacá cuidadosamente preparado pela Dona Graça, também parintinense. Nas mesas, frutas regionais de diversos tipos e sabores, exalavam o aroma em um cenário de folhagens, cestarias e a temática amazônica.

FOTOS: Márcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

amazonas governo do amazonas wilson lima
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Polícia Civil e Guarda Municipal desarticulam grupo de tráfico de drogas em Uarini

23 de junho de 2025

Festival de Parintins 2025: Visita guiada ao Bumbódromo inicia na quarta-feira

23 de junho de 2025

Governador Wilson Lima moderniza serviços ambientais com lançamento de aplicativo e inteligência artificial

5 de junho de 2025

Governador Wilson Lima anuncia mutirão de cirurgias com mais de 40 mil procedimentos em todo o Amazonas

5 de junho de 2025

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado

4 de maio de 2025

Bem-estar no trabalho: UEA promove evento sobre saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial para servidores

29 de abril de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.