Fechado desde o início da pandemia, em 2020, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Nilza dos Santos Alencar foi entregue, na quarta-feira, 10/5, pelo prefeito de Manaus, David Almeida, totalmente revitalizado. O Cmei localizado na rua Amorim Neves, no bairro Compensa, zona Oeste da capital amazonense, tem capacidade para atender 240 crianças do Maternal e Pré-escolar.
“Com essa unidade, nós já entregamos 315 unidades de ensino, reformadas, ampliadas, esse é um trabalho hercúleo, para melhorar toda a estrutura educacional da nossa cidade. Nós estamos reformando as estruturas físicas, dando dignidade para os nossos alunos, melhorando a estrutura educacional com os conteúdos pedagógicos, melhoramos a estrutura salarial dos professores, e vamos continuar enviando esforços de todas as partes, para que possamos transformar essas crianças nos melhores alunos do Brasil”, garantiu o prefeito.
Antes da reforma, a unidade de ensino contava com cinco salas de aula e uma estrutura menor. Com a revitalização, agora o espaço é composto por oito salas, refeitório ampliado e qualificado, depósito, banheiros para funcionários, banheiros infantis e para Pessoas com Deficiência (PcDs), parquinho e área recreativa.
Além disso, o Cmei recebeu a substituição das instalações elétricas, das luminárias, dos forros, de louças, de revestimentos, de reservatórios de água, pintura geral, troca de cobertura, paisagismo, grade de contenção e drenos dos condicionadores de ar. A reforma também solucionou um problema antigo da unidade com a construção de caixas de passagem, de gordura, fossa e canaleta pluvial.
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professora Dulce Almeida, as unidades de ensino estão recebendo o padrão de excelência.
“A reforma do ambiente escolar é muito importante para que a educação possa ser feita com excelência, além de preparar as crianças para o futuro, e graças ao prefeito David Almeida, nós estamos conseguindo fazer essa revolução na educação da nossa cidade”, afirmou a secretária.
Relatos
A gestora da unidade, Elizangela Brandão, conta que essa reforma traz um sentimento de gratidão pela melhoria de qualidade para as crianças e para os professores.
“Todos os profissionais que estão aqui, estão trabalhando agora com o espaço adequado, com parquinho, com todos os espaços que realmente uma escola merece ter. Muito obrigada ao nosso prefeito, a nossa secretária, a nossa chefa Edilane, estamos aqui, a nossa escola está muito feliz por esse momento”, acrescenta.
Para Kelly Cristina Fernandes, tia da estudante do Cmei, Lhorrany Vitória, de 5 anos, cuja filha, anos antes estudou na mesma escola, a melhoria na estrutura é notável e isso vai impactar na aprendizagem das crianças.
“A escola foi aperfeiçoada. Muito bom, gostei mesmo. Antes ela não estava perfeita, mas agora sim. Eu tenho certeza que está maravilhosa a escola e é boa para todas as crianças”, completa.