Em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada na última sexta (9), o governador Wilson Lima (União Brasil) revelou que “não existe esse processo de transição da Zona Franca de Manaus para uma outra matriz econômica”, conforme informado no relatório da Reforma Tributária, assinado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
“No dia em que anunciar que vamos fazer um processo de transição, o empresário entende que não vai ter mais condições de ficar aqui e começa a desmobilizar hoje mesmo”.https://www.smartadserver.com/ac?siteid=482434&pgid=1518426&fmtid=38614&tgt=foo%3Dbar&tag=sas_38614&out=amp-hb&isasync=1&pgDomain=https%3A%2F%2Fwww.acritica.com%2Fopiniao%2Fwilson-lima-diz-que-n-o-existe-processo-de-transic-o-da-zfm-para-outra-matriz-economica-1.307434&tmstp=0-41305289354027784761&__amp_source_origin=https%3A%2F%2Fwww.acritica.com
‘Queimar a floresta’ – De acordo com Wilson, a reforma tributária precisa considerar que não existe processo de transição da Zona Franca de Manaus para outra matriz econômica, “e que acabar com o incentivo fiscal da região significa queimar a floresta”.
Em números – Ainda segundo reportagem da Folha, o governador afirma que os incentivos à região somam cerca de R$ 50 bilhões ao ano, mas que a manutenção da floresta representa um ganho de R$ 1,5 trilhão. “O que o Brasil investe na Zona Franca de Manaus para manter a floresta em pé é muito pouco.”
Medalha de Ouro… – O advogado e empresário Nelson Wilians Fratoni Rodrigues, fundador do escritório Nelson Wilians, o maior escritório de advocacia empresarial da América Latina será homenageado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) no próximo dia 16 de junho, às 14h, com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, considerada a honraria mais importante da Casa Legislativa.
… Cidade de Manaus – A propositura é de autoria do vereador, Diego Afonso (PSL). Nelson Wilians comanda hoje as filiais do escritório em todas as capitais brasileiras, além de possuir representação em diversos países.
Desbloqueado – O deputado Adjuto Afonso foi à Boca do Acre com representantes do Ibama do Amazonas e do Acre e conseguiu negociar o desbloqueio da BR-317 a partir de negociação com os indígenas daquela região.
Comprometimento – O DNIT se comprometeu a iniciar a manutenção imediata no trecho em questão. O deputado Adjuto fez dois apelos ao DNIT em pronunciamento na Assembleia Legislativa e nesta sexta-feira se deslocou até o trecho interditado para tentar uma negociação, tendo êxito na missão.
Prêmio Abel – A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) realizará, entre os dias 14 a 16 de junho, o 37º Encontro Nacional, que vai reunir dirigentes das Escolas de todo o Brasil, na cidade de Campo Grande (MS). Neste ano, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, concorrerá ao Prêmio Abel 2023 com o programa Educando pelo Amazonas.
Aniversário – O vereador Rosinaldo Bual publicou um ‘reels’, no Instagram, parabenizando o ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e vereador Davi Reis. No vídeo, com uma música de forró ao fundo, o vereador chega em uma chácara, onde está acontecendo a festa de aniversário. Davi usava uma blusa do projeto “Escolegis”, implantado por ele enquanto presidente da Casa.
Constrangimento – O repasse de emendas parlamentares para o clube de futebol Amazonas FC foi tema de reportagem na revista Veja, nesta semana. No geral, a notícia diz que as emendas causaram constrangimento à Casa.
FONTE: PORTAL ACRÍTICA