Até o final do ano, o Plano de Saúde dos Servidores Públicos da Prefeitura de Manaus (Servmed) deverá implementar novos serviços para otimizar, cada vez mais, o acesso e a qualidade dos atendimentos. Além da abertura de edital para credenciamento de novo hospital e de novas clínicas médicas, com a melhoria na oferta de especialistas médicos, já estão em andamento a implantação do sistema de reconhecimento facial, para eliminar o uso do cartão físico, e a inclusão do serviço de telemedicina.
O Servmed, gerenciado pelo Serviço de Assistência à Saúde do Município de Manaus (Manausmed), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), precisou passar por um processo de reestruturação, iniciado em janeiro de 2021, para que pudesse voltar a oferecer atendimentos aos segurados.
“O Manausmed está em constante evolução e modernização, na gestão do prefeito David Almeida. Credenciamos os melhores hospitais, clínicas, laboratórios, médicos nas diversas especialidades, buscando um atendimento de excelência para os servidores da Prefeitura de Manaus. Fizemos a descentralização da autorização de exames e consultas, trazendo maior comodidade para quem precisa do serviço, entre outros avanços significativos”, ressalta o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.
Outro avanço foi a eliminação das compras indenizatórias de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). Com isso, desde o mês de janeiro de 2023, procedimentos cirúrgicos que antes demoravam de 15 a 30 dias para a liberação, atualmente, em até 48 horas o Manausmed libera, ficando na dependência da agenda do profissional médico e da unidade hospitalar. O resultado foi a redução na fila de espera por cirurgias eletivas.
Reestruturação
O subsecretário do Manausmed, César Marques, explicou que no início da gestão, o Manausmed estava praticamente inoperante e que, por determinação do prefeito David Almeida, conseguiu a imediata recuperação, com a modernização dos serviços, para que os segurados pudessem ter um plano condizente com as suas necessidades.
“Nesses mil dias, conseguimos resgatar a credibilidade do órgão, por meio de ações sérias. Nosso leque de opções de consultas e serviços médicos foi ampliado, o tempo de espera para a liberação de cirurgias eletivas, encurtado. Enfrentamos duas ondas na pandemia de Covid-19, que resultaram em aumento na demanda dos nossos serviços em razão das sequelas deixadas pela doença em um grande número de nossos segurados. E tudo isso, acompanhado por um crescimento acelerado dos custos de saúde”, informa.
Segundo César, o Manausmed já chegou a ter quase mil pessoas em atendimento de urgência e emergência. O mesmo aumento ocorre nos atendimentos clínicos, exames e outros serviços de saúde cobertos pelo Plano de Saúde dos Servidores.
“Para conseguir acompanhar tudo isso e assegurar o atendimento de excelência que nossos servidores precisam, estamos fazendo uma correção no percentual de desconto dos servidores, que passará a ser de 4,5%, a partir desse mês. Lembrando que a prefeitura entra com valor igual nesse custeio. E, ainda assim, 1,5% é uma correção bem inferior à dos planos de saúde particulares que, em sete anos, chegou a 74%, e nosso plano não teve nenhum tipo de aumento”, aponta o subsecretário.
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Texto – Sandra Monteiro / Semad
Foto – Thelson Souza / Semad