Pressionado a comparecer à Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (20), para esclarecer um suposto caixa 2 da Secretaria de Comunicação municipal (Semcom), o titular da pasta, Israel Conte, disse que o vídeo que mostra um suposto motorista de um veículo de comunicação local recebendo propina, supostamente nas dependências da Semcom, é falso.PauseUnmute
Israel Conte mostrou um laudo, realizado pela Smart Perícias, ao Parlamento municipal – o qual comprova a manipulação das imagens. E segundo ele, desde o primeiro momento, a Prefeitura sabia que o vídeo era falso.
O secretário chegou à Casa legislativa trinta minutos antes do horário marcado, acompanhado de Ebenézer Bezerra, secretário de Administração municipal.
Na tribuna da Casa legislativa, Conte afirma: “Desde o primeiro momento, sabíamos se tratar de um vídeo falso, de uma fake news, e para provar a manipulação, recorremos à Smart Perícias – que é a maior empresa de perícias judiciais e extrajudiciais do Brasil. O vídeo apresenta grosseiras manipulações determinadas em recortes e lacunas do vídeo”.
O laudo apresentado pelo secretário contem 15 páginas detalhando a perícia e mostra, segundo ele, onde ocorreram as manipulações. Segundo a perícia, “em nenhum momento demonstra-se nitidamente a atendente entregando a sacola a quem está gravando de forma pretensiosa. Ainda, esclarece-se que o objeto dentro da sacola poderia, facilmente, ter sido implantado em certos momentos da gravação.”
Ao término da apresentação do laudo, Israel Conte afirmou que levará o documento à Polícia Federal (PF).
Oposição não acredita no laudo
Apesar de o laudo ser apresentado pelo secretário, a oposição ao prefeito na CMM não foi convencida e bombardeou Conte com questionamentos. Uma das perguntas foi “por que levar o caso para perícia e não às polícias Civil ou Federal imediatamente, se eles já tinham certeza de que o vídeo era falso?”.
A oposição também questionou o secretário sobre o quanto foi pago pela perícia e cobrou o recibo desse pagamento. O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) afirmou que a gestão já estaria sabendo se algo irregular estivesse acontecendo na Semcom.
“Se algo está acontecendo na secretaria ou deixa de acontecer, vocês já saberiam. Não precisa recorrer a um laudo particular. Vocês podem até pedir o laudo para ter informações sobre o vídeo, mas a informação se era pago ou não valores dentro da Secretaria Municipal de Comunicação, vocês saberiam disso. E aí, sabendo, eventualmente, que não haveria nenhuma possibilidade de pagamento de valor, vossas senhorias já teriam ido no primeiro momento na Polícia Federal, como inclusive o prefeito foi, no caso da deep fake”, argumentou Guedes, que ainda convidou o secretário a ir oficializar a denúncia na PF.
Por sua vez, Conte respondeu que foi orientado juridicamente a procurar a perícia técnica e assim o fez. Além disso, ressaltou que “a Prefeitura de Manaus não paga propina a nenhum portal de notícia” e age de acordo com a lei. O secretário ainda destaca que a propagação do vídeo falso ocorreu devido ao período eleitoral, uma vez que o prefeito David Almeida (Avante) é pré-candidato à reeleição ao cargo majoritário.
Ainda questionado pelos vereadores, sobre quem é a mulher que aparece nas imagens entregando dinheiro ao homem, Israel Conte afirma que se trata de sua chefe de gabinete, que pediu exoneração por problemas de saúde.
Fonte: Blog do Hiel Levi