News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 21 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Educação»Promovendo participação cidadã: Ouvidoria do TCE-AM realiza evento na comunidade em celebração ao ‘Ouvidoria Day’
Educação

Promovendo participação cidadã: Ouvidoria do TCE-AM realiza evento na comunidade em celebração ao ‘Ouvidoria Day’

Redacao News AmBy Redacao News Am15 de março de 2024Updated:15 de março de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta sexta-feira (15), na Escola Estadual Katia Patricia Barros de Azevedo, a primeira ação da “Ouvidoria na Comunidade” para servidores, pais e responsáveis de alunos, além de representantes comunitários.

O projeto tem o objetivo de incentivar a participação social da população e viabilizar a aproximação da Corte de Contas amazonense com a sociedade e vai seguir realizando reuniões periódicas com líderes e representantes comunitários.

Coordenada pelo ouvidor da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, a realização do projeto faz parte das ações da edição 2024 do “Ouvidoria Day” que celebra o Dia Nacional do Ouvidor, marcado para este dia 16 de março, e busca a reflexão sobre a importância das Ouvidorias. Este ano os temas trabalhados serão Controle Social, Transparência Pública e Fomento às Ouvidorias em órgãos jurisdicionados.

“Nós viemos aqui estreitar os laços com a comunidade, para que as pessoas possam trazer suas demandas para o Tribunal e nós ouvi-los e atendê-los, ajudando no aprimoramento da gestão pública. Esta ação foi idealizada pelo conselheiro Mario de Mello, com esse intuito de aproximar o Tribunal da sociedade em geral, por meio da Ouvidoria. A realização na Ouvidoria na Comunidade vai ao encontro das recomendações do Instituto Rui Barbosa, a casa do conhecimento dos Tribunais de Contas do Brasil, que recomenda a todas as ouvidorias que realizem ações que fomentem a participação popular”, explicou a auditora do TCE e servidora da Ouvidoria da Corte, Solange Ribeiro.

Na abertura das ações foram apresentados os tipos de registros de demandas, os canais de atendimento, as formas de encaminhamento de manifestação, assim como os diversos projetos realizados pela Ouvidoria do TCE-AM. Por fim, a equipe da ouvidoria panfletou na escola e promoveu escuta ativa aos participantes.

O representante comunitário, Efraim Costa Rodrigues, parabenizou a iniciativa por considerar que ações deste formato abrem um canal com as instituições em busca de soluções para os problemas da sociedade.

“Ações assim criam um elo entre a comunidade e a Ouvidoria para que a gente tenha mais acesso, porque a comunidade se sente abandonada, então precisamos de alguém que possa nos ajudar em vários aspectos, porque sempre estamos precisando de melhorias na escola e na comunidade, como por exemplo em ruas que precisam ser asfaltadas. Então isso, faz com que o Tribunal olhe para a gente e nos ajude a melhorar, fazendo com que a gente se sinta garantido e tenha a quem recorrer para ajudar a nossa comunidade” declarou o representante comunitário, Efraim Costa Rodrigues.

Sobre a Ouvidoria

Criada em 2006, a Ouvidoria do TCE-AM exerce o papel de mediadora entre o cidadão e a Corte de Contas, sendo um canal direto de comunicação entre a população e o Tribunal. E tem como principal função contribuir para a melhoria dos padrões e mecanismos de transparência e eficiência das atividades desenvolvidas pela Corte de Contas amazonense.

Os interessados em registrar uma manifestação, como denúncia, sugestão ou elogio, podem acessar o site ouvidoria.tce.am.gov.br, telefonar para (92) 3301-8222 ou enviar mensagem pelo WhatsApp em (92) 98815-1000.

Texto: Giovanna Félix
Foto: Joel Arthus

ouvidoria tce am
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Congresso internacional do IRB e TCE-AM reunirá autoridades e especialistas em Manaus para debater sustentabilidade e governança

20 de maio de 2025

TCE-AM encerra seminário sobre regulação e justiça ambiental com debates técnicos na UFAM

16 de maio de 2025

TCE-AM institui Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão para fortalecer políticas voltadas para PcDs

15 de maio de 2025

TCE-AM, FGV e UFAM realizam seminário sobre direito e transição energética na Amazônia

15 de maio de 2025

Boas práticas do TCE-AM são destaque no encontro nacional de Tribunais de Contas

15 de maio de 2025

TCE-AM reprova contas do fundo previdenciário de Fonte Boa e cobra devolução de quase R$ 300 mil

15 de maio de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.