Na manhã desta sexta-feira, 15 de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deliberou por unanimidade o restabelecimento dos direitos políticos do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, do partido Progressistas. Esta decisão marca o retorno do político à elegibilidade após um período de três anos de inelegibilidade.
O julgamento, conduzido pelo relator do processo, juiz Marcelo Pires Soares, resultou na anulação do ASE 337 referente ao processo 0003035-75.2013.8.04.38000, datado de 19 de abril de 2021. Em seu parecer, o juiz declarou: “Ante o exposto, em harmonia com o parecer ministerial, voto pelo provimento do recurso para que seja inativado o ASE 337 relativo ao processo […], sem prejuízo de eventuais outras restrições existentes no cadastro eleitoral do recorrente.”
Além disso, determinou-se que uma cópia dos autos seja encaminhada à Corregedoria Regional Eleitoral conforme os termos estabelecidos na fundamentação.
Adail Pinheiro, agora habilitado para concorrer nas próximas eleições, expressou sua intenção de disputar os pleitos de 2024. Seu retorno à cena política certamente trará novos debates e discussões sobre o futuro de Coari e da região.
Esta decisão representa um marco na trajetória política de Adail Pinheiro, após um período de afastamento dos holofotes públicos. Resta agora aguardar os desdobramentos dessa reviravolta e como ela impactará o cenário político local nos próximos anos.
Fonte: Fato Amazônico