News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 23 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Tribunal de Contas»Auditores técnicos do TCE-AM fortalecem formação de conselheiros em alimentação escolar
Tribunal de Contas

Auditores técnicos do TCE-AM fortalecem formação de conselheiros em alimentação escolar

Redacao News AmBy Redacao News Am2 de maio de 2024Updated:2 de maio de 2024Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio do Departamento de Auditoria em Educação (DEAE), participou de um curso de formação para conselheiros da alimentação escolar, realizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O evento, que foi realizado de forma remota pelo Google Meet, teve como objetivo fortalecer a atuação dos conselheiros na fiscalização da qualidade da merenda escolar.

Durante a formação, os conselheiros receberam informações sobre o papel do TCE-AM no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sobre como realizar denúncias de irregularidades no programa. Os representantes do TCE-AM também orientaram os conselheiros sobre como fortalecer sua atuação junto às administrações municipais e garantir que a merenda escolar seja de qualidade e atenda às necessidades dos alunos.

“Os Conselhos atuam como um ‘olhar da sociedade’ nos municípios, fiscalizando a merenda escolar. Eles verificam se a merenda chega nas escolas, se a qualidade é boa, se as normas do FNDE estão sendo cumpridas e se os alimentos estão armazenados corretamente. Essa proximidade com a gestão local permite que os Conselhos ajam rapidamente para corrigir problemas. O Tribunal de Contas auxilia os Conselhos nessa tarefa, atuando como controle externo e apoiando o controle social”, explicou Judá Ben Judá, auditor técnico de controle externo do TCE-AM.

Para Adrianne Regina da Silva Freire, chefe do DEAE, esse tipo de participação em encontros, presenciais ou não, servem para o fomento e fortalecimento dos conselhos, assim como outras ações já realizadas pelo Departamento, entre elas as auditorias operacionais de merenda escolar.

“Nas auditorias, que são trabalhos específicos, nós conhecemos todo o processo da alimentação, desde a compra, a escolha do alimento, o armazenamento e distribuição até chegar na escola, principalmente em zonas rurais e áreas mais longínquas, então fazemos esse fomento via auditoria operacional, mas também com ações mais pedagógicas, como a formação online que participamos na manhã de hoje”, disse.

“O TCE-AM continuará a trabalhar para aprimorar a atuação dos conselheiros e garantir que a merenda escolar seja de qualidade e atenda às necessidades dos alunos”, concluiu a chefe do DEAE.

Texto: Pedro Sousa
Fotos: Filipe Jazz

tce am
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Programa do TCE-AM é destaque em debate sobre Controle Social do Fundeb

22 de maio de 2025

TCE-AM realiza ação educativa com menores aprendizes em alusão ao Maio Laranja

22 de maio de 2025

Congresso internacional do IRB e TCE-AM reunirá autoridades e especialistas em Manaus para debater sustentabilidade e governança

20 de maio de 2025

TCE-AM encerra seminário sobre regulação e justiça ambiental com debates técnicos na UFAM

16 de maio de 2025

TCE-AM institui Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão para fortalecer políticas voltadas para PcDs

15 de maio de 2025

TCE-AM, FGV e UFAM realizam seminário sobre direito e transição energética na Amazônia

15 de maio de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.