News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 18 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Prefeitura de Manaus»Prefeitura intensifica serviços de saúde para alertar sobre riscos para hipertensão
Prefeitura de Manaus

Prefeitura intensifica serviços de saúde para alertar sobre riscos para hipertensão

Redacao News AmBy Redacao News Am10 de maio de 2024Updated:10 de maio de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em continuidade à programação referente ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão, comemorado em 17 de maio, a Prefeitura de Manaus intensificou a oferta de serviços e ações de educação em saúde, nesta sexta-feira, 10/5, na Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Oeste da capital.

Durante o período da manhã, os usuários do estabelecimento de saúde tiveram acesso ampliado a consultas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, palestras e rodas de conversa. A programação tem o objetivo de alertar sobre as consequências da doença crônica, que muitas vezes é silenciosa, e é agravada pelo excesso de peso e obesidade, ingestão exagerada e pelo sedentarismo.

A diretora da USF Deodato de Miranda Leão, Rosicley Bicharra, destacou que o evento foi um sucesso porque despertou o interesse da comunidade em conhecer mais sobre a hipertensão, uma doença crônica que para ser tratada depende do envolvimento do usuário.

“A hipertensão é uma doença crônica que pode ser tratada com hábitos alimentares, controle de situações de estresse e diminuição do sal na comida. São orientações transmitidas na nossa rotina pelos médicos, enfermeiros, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), mas que neste período ganham reforço e isso ajuda muito os usuários a ficarem mais vigilantes com a própria saúde e também com a saúde das pessoas que fazem parte do seu convívio”, acentuou a diretora.

Cuidado

Em sua palestra sobre o tema, a médica Elen Mônica Neves, que fez a apresentação na sala de espera da unidade, deu destaque aos cuidados a serem seguidos pelos jovens, principalmente os que têm pais com hipertensão. “Esses jovens precisam fazer medição da pressão pelo menos duas vezes por ano, sobretudo se o pai ou mãe têm a doença, porque o fator hereditário pode resultar em aumento da probabilidade de ter a doença”, ensinou.

Os idosos também precisam redobrar a atenção, assegurou a médica, principalmente porque este é um mal silencioso e quando os sintomas aparecem o risco de haver prejuízo à saúde aumenta.

“Estas ações de sensibilização já fazem parte do cuidado continuado que temos com nossos pacientes, mas esta ação tem um caráter mais coletivo, o que é muito bom para enriquecer as discussões, esclarecer as dúvidas, fatores de risco e tratamento”, informou.

O autônomo Raimundo Nonato de Souza, de 61 anos, descobriu que sofria de hipertensão e diabetes em 2008, quando um dedo do pé precisou ser amputado, fato que o alertou sobre o quanto ele precisava se responsabilizar pela saúde, seguindo o tratamento e comparecendo à USF Deodato de Miranda Leão para ser acompanhado

“Hoje eu me cuido melhor Tenho mais cuidado com a minha alimentação, faço exercício. Essas programações são muito boas para alertar a gente porque a gente passa a ter mais conhecimento”.

Além do Disa Oeste, as ações de sensibilização e fortalecimento dos serviços de saúde também já foram realizadas nas unidades de saúde dos Distritos de Saúde Norte e Sul. A programação prossegue na próxima terça-feira, 14/5, na USF Adana Viana, do Disa Rural.


Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticias/saude/servicos-saude-alertar-sobre-riscos-hipertensao/
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Fotos – Artur Barbosa/Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBpCvP

SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde
Assessora responsável: Andrea Arruda – (92) 99100-0777
E-mail: [email protected]

prefeitura de manaus
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Prefeito David Almeida antecipa celebração do Dia do Gari e destaca pagamento de produtividade aguardada há mais de 20 anos

15 de maio de 2025

Vice-prefeito Renato Junior percorre obras de infraestrutura em diferentes zonas de Manaus e reforça ritmo acelerado da Seminf

15 de maio de 2025

Prefeitura de Manaus participa de oficina voltada à preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública

15 de maio de 2025

Prefeito David Almeida anuncia concurso público da Semed com 1.500 vagas e reforça compromisso com a Educação

15 de maio de 2025

Prefeitura convoca 320 classificados para modernizar transporte complementar em Manaus

15 de maio de 2025

Prefeitura de Manaus anuncia implementação de exame preventivo em meio líquido na zona rural

15 de maio de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.