Ação da Cidadania, Gerando Falcões e CUFA são algumas das ONGs que estão aceitando doações
Não se sabe a origem certa do trabalho voluntário, mas fato que esse papel aparece sempre em momentos de crise com uma única missão: ajudar o próximo.
Para quem não tem condições de doar seu tempo e conhecimento, existe a opção de ser um doador financeiro, e a população do Rio Grande do Sul está precisando de todos os tipos de doação para passar pela pior enchente da sua história, veja como ajudar o Rio Grande do Sul a seguir.
O último boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha na noite desta segunda-feira, 6, mostra que já são mais de 85 mortos em todo o estado, 134 desaparecidos e 339 feridos. Ao todo, a Defesa Civil aponta que 385 municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos pelas enchentes e chuvas e mais de 1.178.226 pessoas afetadas.
Como ser um voluntário para ajudar o Rio Grande do Sul?
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária.
Instituições, empresas e ou grupos interessados no voluntariado também podem preencher o cadastro no link: https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/.
Lista de instituições que estão apoiando o RS
Para quem deseja fazer uma doação para ajudar pessoas e animais no Rio Grande do Sul, vejam algumas ONGs que estão atuando na região.
Ação da Cidadania
A ONG criada em 1993 pelo Betinho mobilizou a sociedade para a missão de tirar 32 milhões de pessoas da fome e criou um conta especial para ajudar a população do Rio Grande do Sul.PIX: [email protected]
Para mais informações sobre a ONG, acesse o site: https://www.acaodacidadania.org.br/
Campo Bom para Cachorro
A ONG Campo Bom para Cachorro já resgatou mais de 5,6 mil animais em enchentes no Rio Grande do Sul.
Para fazer a doação, a ONG indica dois PIX:
- PIX: E-mail: [email protected]
- PIX: CNPJ: 24.494.672/0001-69
Para saber mais sobre a ONG, acesse a página do Instagram: https://www.instagram.com/campobompracachorro/
Correios recebem doações para o Rio Grande do Sul
As agências dos Correios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraná e no Distrito Federal, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, estão recebendo doações para as vítimas das chuvas que atingem o estado gaúcho. A estatal irá coletar e transportar gratuitamente os donativos – não haverá nenhum custo aos doadores.
São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco, itens de cama, mesa e banho e ração para pets.
Para saber mais sobre a iniciativa, ligue para: 0800 725 0100
Cufa + Instituto Gol
A Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com o Instituto Gol, está liderando uma mobilização solidária para auxiliar as vítimas da enchente, concentrando esforços na arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, remédios água, roupas, calçados e cobertores.
As contribuições podem ser realizadas em sedes da CUFA e:
- Postos de entregas da GOLLOG: https://www.gollog.com.br/atendimento/lojas-gollog
- Doações pelo PIX: [email protected]
Para saber mais sobre a Cufa acesse o site: https://cufa.org.br/quem-somos/
Gerando Falcões + Instituto Ascendente Mentes
O ONG Gerando Falcões, do Edu Lyra, está apoiando o Instituto Ascendente Mentes, ONG localizada no Rio Grande do Sul.
- A sede do Instituto é um ponto de coleta. A doação poderá ser feita de segunda à sexta, das 9h às 18h. São aceitos alimentos e/ou sextas básicas, itens de higiene pessoal, cobertores, roupas de cama e agasalhos.
- Também estão aceitando doações via PIX: 39.974.512/0001-94
Para saber mais sobre a Gerando Falcões, acesse: https://gerandofalcoes.com/
Para saber mais sobre o Instituto Ascendente Mentes, acesse: https://www.ascendendomentes.org.br/
GRAD Brasil
Desde 2011 a ONG GRAD Brasil tem como missão resgatar animais em locais de desastres. Já somam mais de 60 operações realizadas e mais de 14.500 animais resgatados.
Para resgatar os animais no Rio Grande do Sul, o GRAD está atuando junto a SEMA – Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado.Para ajudar os animais que estão no estado gaúcho, a ONG indica o seguinte site: https://linktr.ee/gradbrasil
Para saber mais sobre a Grad Brasil, acesse: https://gradbrasil.org.br/
Veja alguns animais que já foram
Imagem: Leandro Osório/Estadão Conteúdo
Rede de Bancos de Alimentos do RS e Bancos Sociais
A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul foi criada em 2007, com o objetivo de ampliar as atividades do Banco de Alimentos de Porto Alegre, o primeiro Banco de Alimentos criado no Brasil.
Para ajudar a população gaúcha, a Rede já disponibilizou à Defesa Civil do estado 100 toneladas de alimentos. A ajuda também está sendo oferecida a organizações que estão atuando na linha de frente. A ONG conta com apoio de empresas e organizações como o Instituto Helda Gerdau, FIERGS, Grupo SLC, Cyrella, Cooperativa Santa Clara, Rodex, Sport Club Internacional, entre outro, mas para alcançar o maior número possível de gaúchos que perderam casas e familiares, a Rede informa que a contribuição pode ser feita via PIX:
- PIX: CNPJ – 04.580.781/0001-91
- Favorecido Banco de Alimentos do RS
- Conta corrente: Banco Santander
- Agência: 1001
- Conta: 13.000.284-4
- Beneficiário: Banco de Alimentos do RS
Para mais informações sobre a Rede, acesse: https://www.redebancodealimentos.org.br/Inicial
Como fazer doações para o Rio Grande do Sul no exterior
Zona do Euro
Banco Standard Chartered
Bank Frankfurt
Swift: SCBLDEFX
Conta: 007358304
Zona do Dólar
Banco Standard Chartered
Bank New York
Swift: SCBLUS33
Conta: 3544032986001
Para ambos os casos, é preciso informar:
Código IBAN: BR5392702067001000645423206C1
Nome: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
FONTE: G1