Em comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (15), James Reyes, Chefe de Segurança Pública do Condado de Miami-Dade, reforçou que mais de 800 policiais foram destinados para a final da Copa América, entre Argentina e Colômbia, no último domingo (14), que terminou com 27 presos e 55 pessoas expulsas do estádio, segundo dados divulgados pela polícia local. Reyes garantiu ainda que os protocolos de segurança serão revisados para a Copa do Mundo de 2026, que também será sediada nos Estados Unidos, assim como no Canadá e no México.
“Estamos trabalhando com os organizadores do evento para realizar uma revisão abrangente de todos os protocolos de segurança e proteção, enquanto continuamos a nos preparar para a Copa do Mundo de 2026”, disse Reyes em comunicado oficial.
Já Stephanie Daniels, diretora do Departamento de Polícia de Miami, reiterou que haverá uma inspeção para que episódios como esse não ocorram em eventos futuros.
A confusão generalizada começaram após os portões serem abertos ao público. Um empurra-empurra, gritaria e filas quilométricas, além do calor de quase 40º C ajudou a deixar a situação ainda pior.
Por causa da confusão, o início da partida foi adiada em 1h20 por decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
De acordo com a polícia local, 27 pessoas foram presas e 55 expulsas do estádio.
Fonte: D24am