Há 25 anos, a norte-americana Cathie Jung, 86, é reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes como a detentora da menor cintura do mundo, cujas medidas são: 38,1 cm, com espartilho, e 53,34 cm sem o acessório.
Segundo o site do Guinness, Cathie vestiu um espartilho pela primeira vez aos 18 anos, ao se interessar pela moda da era vitoriana. A partir dos 30, ela decidiu usá-lo em tempo integral — permanece com a peça durante 23 horas por dia, tirando apenas para tomar banho.
“Quando chegou a hora de comprar um novo [espartilho], foi natural comprar um menor”, lembrou a recordista, em entrevista à entidade em questão. “Não era nenhuma meta minha ficar menor, foi apenas uma ocorrência natural.”
Antes de aderir à moda, a cintura de Cathie media 66,4 cm. Apesar da espessura mínima, ela garante não viver nenhum contratempo: “Se você começar a ter problemas respiratórios ou qualquer outro tipo de problema, significa que você não está fazendo as coisas corretamente”, ensina. “[O espartilho] apenas desloca os seus órgãos em uma área um pouco diferente, mas não é nada prejudicial ao seu corpo.”
Apesar da marca atingida pela norte-americana, o Guinness acrescenta que a menor cintura já registrada em uma pessoa com estatura mediana pertenceu a Ethel Granger (1905-1982), do Reino Unido. Entre 1929 e 1939, ela reduziu o tamanho da região de 56 cm para 33 cm.
Fonte: D24am.