Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, as colaboradoras do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), autarquia da Prefeitura de Manaus, receberam uma homenagem especial, nesta sexta-feira, 7/3.
O vice-presidente Antônio Peixoto passou em cada sala, fazendo a entrega da lembrança simbólica elaborada para a data, da presidência e da Diretoria Financeira (Diraf), além de um cartão enviado pelo prefeito David Almeida e pela primeira-dama do município, Izabelle Fontenelle Almeida. “Neste dia 8 de março, manifesto a minha mais profunda admiração, carinho e respeito a você, mulher”, traz o cartão assinado pelo prefeito.
Além de bombons de chocolate e frases motivacionais e de resiliência, o kit do Implurb entregou um marcador de página temático.
“É uma data mais do que especial, um dia para homenagear todas as mulheres e, especialmente, as mulheres que estão à frente do Implurb, do atendimento à fiscalização, passando pelas áreas técnicas e de análise, por exemplo. Em nome do nosso presidente Carlos Valente e do meu, gostaria de parabenizar a todas, e fazer este gesto simbólico, incluindo a homenagem do prefeito David Almeida e da primeira-dama. Nosso muito obrigado pelo gesto, gentileza, pela dedicação de vocês, mulheres, em cada etapa do desenvolvimento da cidade. Meu muito obrigado”, falou Peixoto.
À frente da Diretoria de Operações (Diop), a arquiteta e urbanista Jeane Mota reforçou a mensagem de parabenização: “Parabenizar pela brilhante tarefa diária em cuidar do seu lar, assim como no seu trabalho, dividindo cada minuto do seu tempo. Desejo a todas um excelente dia de sábado ao lado de sua família e amigos queridos”, disse.
Participar da construção efetiva de projetos que mudam a dinâmica da cidade, lidando desde fiscalizações até licenciamentos e das diretrizes que dão contorno a uma Manaus metrópole, traz felicidade e extrema importância para a vida pessoal e profissional das mulheres que atuam no sistema de licenciamento e ordenamento urbanos da capital.
No comando da fiscalização (Dicon), a arquiteta e urbanista Maria Aparecida Froz, Cidinha, afirma que cada desafio é enfrentado com seriedade e ternura, mostrando a força feminina como ponto de partida para o desenvolvimento de uma cidade como Manaus. “Sigam acreditando em seu poder e na importância de suas vozes, do seu trabalho, da dedicação e poder de fazer, de cada lugar, um local mais justo e acolhedor. Ser mulher é uma dádiva de Deus e quero expressar minha gratidão a cada uma, das arquitetas do nosso futuro às técnicas e engenheiras que ajudam a construir projetos e espaços para os cidadãos viverem e sonharem”, afirmou Cidinha.
Nações Unidas
Celebrado em todo o mundo desde a sua oficialização pela Organização das Nações Unidas (ONU), na década de 70, o Dia Internacional da Mulher é uma data simbólica da luta histórica feminina para ter condições equiparadas ao masculino.
O Censo Demográfico de 2022 aponta que as mulheres compõem 51,5% da população brasileira. No Implurb, elas são maioria, ocupando com gentileza, dedicação, beleza e inteligência 132 postos de trabalho, 56% do total de 246 servidores do órgão.
— — —
Texto – Cláudia do Valle / Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira / Implurb