Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 6 de junho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»TCE-AM»Gestores têm até 31 de março para concluir Prestação de Contas ao TCE-AM
TCE-AM

Gestores têm até 31 de março para concluir Prestação de Contas ao TCE-AM

Redacao News AmBy Redacao News Am25 de março de 2025Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com o prazo se aproximando do fim, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reforça aos órgãos públicos do Amazonas que o prazo para a conclusão do envio da Prestação de Contas Anual (PCA) referente ao exercício de 2024 encerra no dia 31 de março. Todo o processo é feito de forma digital, por meio do Domicílio Eletrônico de Contas (DEC).

Até esta terça-feira (25), 96 órgãos jurisdicionados já concluíram o envio da documentação. Outros 180 estão com o processo de entrega em andamento no sistema. No total, 394 unidades devem prestar contas ao Tribunal neste ciclo.

Procedimento de entrega

O sistema DEC, desenvolvido pelo TCE-AM, foi pensado para dar agilidade, segurança e praticidade ao processo. Para iniciar a prestação de contas, o gestor deve acessar o site dec.tce.am.gov.br e entrar com o perfil institucional.

O sistema identifica automaticamente o órgão vinculado ao usuário e apresenta a lista de documentos exigidos conforme o tipo de unidade. Durante o preenchimento, é possível salvar o progresso e concluir posteriormente. Ao finalizar, um número de protocolo é gerado para acompanhamento do trâmite.

Após o envio, as informações são analisadas pela equipe técnica do Tribunal. Caso haja pendências, o sistema permite a substituição ou complementação de documentos antes da formalização do processo, que segue para análise e julgamento pelos conselheiros do TCE-AM.

Acompanhamento

O acompanhamento das entregas pode ser feito em tempo real por meio do painel público disponibilizado pelo Tribunal. O painel, disponível em https://pca2025.tce.am.gov.br/, é atualizado constantemente e permite maior transparência no processo.

A Corte de Contas orienta que os gestores e responsáveis técnicos mantenham atenção ao prazo e busquem o suporte da Central de Ajuda do DEC em caso de dúvidas.

Possíveis sanções

A não entrega da PCA até o dia 31 de março pode acarretar sanções administrativas aos gestores responsáveis, incluindo a instauração de Tomada de Contas Especial, mecanismo utilizado pelo Tribunal em casos de omissão ou suspeita de irregularidades.

Gestores têm até 31 de março para concluir Prestação de Contas ao TCE-AM

Texto : Pedro Sousa
Foto : Filipe Jazz

tce am
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Inscrições para concurso de artigos científicos do TCE-AM encerram dia 13 de junho

4 de junho de 2025

TCE-AM julga contas do PAM da Codajás regulares com ressalvas e recomenda melhorias

3 de junho de 2025

Acompanhe a sessão do Tribunal Pleno do TCE daqui a pouco, às 10h

3 de junho de 2025

TCE-AM e MP-AM iniciam inspeções em escolas de Manaus para verificar problemas de água potável e saneamento

2 de junho de 2025

Tribunal Pleno do TCE-AM deve julgar 55 processos na pauta desta terça-feira (03)

2 de junho de 2025

TCE-AM e IRB encerram Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas com palestra sobre sustentabilidade ambiental e assinatura da Declaração da Amazônia

30 de maio de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.