News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 21 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Prefeitura de Manaus»Prefeito David Almeida reforça protagonismo de Manaus na agenda climática e destaca ações pioneiras em sustentabilidade no ‘Encontro de Prefeitos da Amazônia Legal’
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida reforça protagonismo de Manaus na agenda climática e destaca ações pioneiras em sustentabilidade no ‘Encontro de Prefeitos da Amazônia Legal’

Redacao News AmBy Redacao News Am23 de abril de 2025Updated:27 de abril de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta quarta-feira, 23/4, do Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal – Caminhos para a COP30, em Belém (PA). Durante o evento, o gestor destacou o protagonismo de Manaus na pauta da sustentabilidade e reafirmou o compromisso da capital amazonense com o desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental, sendo a única cidade da região a contar com um Plano Municipal de Mudanças Climáticas já estruturado.

“Eventos como este nos dão a oportunidade de apresentar ideias e encaminhar soluções reais aos problemas enfrentados por quem vive na Amazônia urbana. Nossa missão é ouvir e agir. O povo da floresta precisa ser consultado e respeitado, porque são eles os verdadeiros guardiões do nosso território”, declarou David Almeida.

Em sua participação, o chefe do Executivo municipal citou os principais planos estruturantes em construção na capital amazonense, como os planos de drenagem, resíduos sólidos, mobilidade urbana, arborização e mudanças climáticas. Ele afirmou que todos estarão finalizados até o segundo semestre, prontos para serem apresentados na COP30, que ocorrerá em novembro, também em Belém.

Uma das experiências de destaque levadas por Manaus ao evento foi o projeto das ecobarreiras, instaladas nos igarapés da cidade. A ação integra o programa municipal de enfrentamento aos impactos dos resíduos sólidos nos mananciais urbanos e já apresenta resultados concretos: a redução de 600 para 280 toneladas de lixo recolhidas mensalmente no rio Negro.

“Reduzimos em mais de 50% o volume de lixo que antes poluía nosso maior patrimônio natural. Isso é gestão com responsabilidade ambiental e compromisso com o futuro”, reforçou o prefeito.

David Almeida ainda salientou que a construção da política ambiental de Manaus está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destacando a importância da atuação conjunta dos governos locais na preservação dos biomas amazônicos.

“A floresta tem voz. E essa voz ecoa por meio de gestões comprometidas com resultados, como temos feito em Manaus. Nossa cidade vai à COP30 com soluções, com exemplos, com projetos que já estão mudando a realidade da nossa população”, afirmou.

Referência amazônica

O prefeito de Belém, Igor Normando, anfitrião do evento e presidente da Comissão de Cidades Amazônicas da FNP, destacou a importância da união entre as capitais do Norte.

“É uma honra receber o prefeito David Almeida, um parceiro nessa caminhada de fortalecimento dos laços amazônicos. Somos cidades-irmãs em desafios e propósitos, e estamos mostrando que é possível transformar a Amazônia com políticas públicas eficazes”, declarou.

O encontro integra a mobilização nacional da Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia (Dusa), com o objetivo de construir uma agenda conjunta das cidades da região rumo à COP30. A programação incluiu painéis sobre planejamento urbano, financiamento sustentável e soluções climáticas para os municípios amazônicos.

Manaus na vanguarda climática

Única capital da Amazônia Legal com um plano estruturado para enfrentar as mudanças climáticas, Manaus segue como referência em políticas públicas ambientais. A presença ativa do prefeito David Almeida na construção das diretrizes da Comissão Permanente de Cidades Amazônicas (CCA) reforça o posicionamento da cidade como liderança na formulação de soluções urbanas sustentáveis.

“Estamos nos preparando para fazer história na COP30. Manaus estará presente não apenas com palavras, mas com ações que comprovam que é possível conciliar desenvolvimento com respeito à floresta e às pessoas. Nosso compromisso é com o presente e com as próximas gerações”, finalizou Almeida.


Texto – Emanuelle Baires / Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom

destaque prefeitura de manaus
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

‘Baile Rosas de Maio’ realizado Prefeitura de Manaus celebra a elegância e vitalidade da terceira idade

18 de maio de 2025

Prefeitura de Manaus participa de Ato Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio de 2025

Prefeitura de Manaus conclui pacto de metas com profissionais da educação da ‘Aliança Pró-Saeb’

17 de maio de 2025

Prefeito David Almeida recebe bancada sindical da saúde e confirma avanço em valorização dos servidores com promoção por titularidade

16 de maio de 2025

Prefeito David Almeida anuncia concurso público para a Manaus Previdência com salários de até R$ 8,3 mil

16 de maio de 2025

Prefeito David Almeida anuncia construção de novo conjunto habitacional com 576 moradias na avenida do Turismo

16 de maio de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.