Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 1 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»TCE-AM»Ouvidoria do TCE-AM apresenta resultados do programa Aluno Ouvidor e planeja nova fase com a Seduc
TCE-AM

Ouvidoria do TCE-AM apresenta resultados do programa Aluno Ouvidor e planeja nova fase com a Seduc

Redacao News AmBy Redacao News Am17 de junho de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com resultados consolidados em escolas da capital e do interior, o programa Aluno Ouvidor, desenvolvido pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), avançou mais uma etapa nesta semana com a apresentação dos resultados à Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM) e o início do planejamento da nova fase prevista para o segundo semestre de 2025.

Durante reunião no Centro de Mídias da Seduc, a equipe técnica da Ouvidoria detalhou as ações realizadas em 2024, reforçou a parceria entre os dois órgãos e discutiu estratégias para ampliar o alcance da iniciativa nas escolas da rede pública estadual.

Mais de 300 alunos foram certificados em 30 escolas da capital e do interior após formações presenciais voltadas à escuta ativa, cidadania e protagonismo juvenil. A nova etapa do programa prevê visitas técnicas às unidades participantes e o envio de formulários aos grêmios estudantis e às gestões escolares, com o objetivo de monitorar os desdobramentos e reunir informações para a elaboração de relatórios avaliativos.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, reiterou o compromisso da Corte com ações que aproximem o Tribunal da sociedade, especialmente da juventude.
“Acreditamos no poder transformador da educação e no diálogo com os jovens. O Aluno Ouvidor é um instrumento valioso para promover a cidadania e fortalecer o controle social nas escolas públicas do nosso estado”, destacou a conselheira-presidente.

O conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Mario de Mello, reforçou o caráter pedagógico da iniciativa e destacou o impacto positivo que ela tem gerado no ambiente escolar.
“O Aluno Ouvidor é um projeto inovador, que estimula o controle social desde cedo e prepara nossos jovens para exercerem a cidadania com consciência. Essa parceria com a Seduc é essencial para que possamos ampliar o alcance e aprofundar o impacto dessa formação nos grêmios estudantis”, afirmou o conselheiro.

Durante o encontro com a Seduc, a coordenadora do programa Aluno Ouvidor, Solange Ribeiro, apresentou o plano de ações para o restante do ano e destacou o alinhamento da proposta com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no eixo da formação cidadã.

O programa

O Aluno Ouvidor é uma iniciativa da Ouvidoria do TCE-AM voltada à formação de estudantes do ensino médio, integrantes dos grêmios estudantis da rede pública estadual. A proposta é capacitá-los para atuarem como ouvidores nas suas escolas, funcionando como elo entre os alunos, a gestão escolar e os órgãos de controle. Por meio de oficinas e dinâmicas, os jovens são incentivados a desenvolver pensamento crítico, refletir sobre os desafios da comunidade escolar e propor soluções voltadas à melhoria da gestão educacional.

Texto: Maria Karine
Foto: Joel Arthus
DICOM TCE-AM

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Cuidar da Amazônia é cuidar do seu povo

29 de junho de 2025

Em Parintins, TCE-AM intensifica ações do programa “Sou Eco” com foco em educação ambiental e cidadania

27 de junho de 2025

TCE-AM realiza ação socioambiental em Parintins e no Porto de Manaus

25 de junho de 2025

TCE-AM adota novo formato para pedidos de sustentação oral, que agora devem ser feitos pelo DEC

24 de junho de 2025

19° Sessão Ordinária do Tribunal Pleno – TCE AM

24 de junho de 2025

TCE-AM sedia evento do MEC sobre alfabetização infantil no Amazonas

23 de junho de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.