A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão de Direito Eclesiástico, promoveu agora há pouco no Auditório Rubi da OAB-AM, o I Seminário de Direito Eclesiástico, reunindo especialistas, representantes religiosos, acadêmicos e advogados(as) para discutir os fundamentos e os desafios dessa área em crescimento no cenário jurídico brasileiro.
A programação contou com palestrantes sobre Direito Eclesiástico e Direitos Humanos, o papel das entidades religiosas na sociedade, liberdade religiosa e laicidade do Estado e Direito Eclesiástico e Meio Ambiente, além de emissão de certificados com 10 horas complementares para estudantes de Direito.
O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter, destacou a importância da iniciativa para a advocacia amazonense.
A realização deste seminário marca um passo importante na valorização do Direito Eclesiástico como campo de atuação. É uma oportunidade para a advocacia e a comunidade acadêmica se aprofundarem em temas que conectam religião, Estado e sociedade, reforçando o papel da Ordem como promotora do diálogo democrático e defensora da liberdade religiosa”, afirma o presidente da Seccional.
Já o presidente da Comissão de Direito Eclesiástico da OAB-AM, Dr. Raphael Ásafe, que também foi um dos palestrantes, substituindo o Dr. Jonatas Câmara(Pastor Presidente da IEADAM-Igreja Evangélica Assembleia de D’US no Amazonas)ressaltou que o seminário aproxima teoria e prática, incentivando a pesquisa e o fortalecimento da advocacia na área.
O Padre e Juíz Canônico-Dr.Gilson da Silva da comissão metropolitana da arquidiocese de Manaus, ressaltou a importância do direito canônico em defesa da vida e a mensagem profética da Igreja Católica no campo social.
Na exposição da Torá(Instrução divina) e suas legislações, O Rabino Shaliach Roe Ícaro Moreno ressaltou o objetivo da Torá para toda a HUMANIDADE, seus princípios e fundamentos eternos, sua imutabilidade e suas atualizações.A sua correta aplicação, incluindo o seu aspecto instrutivo e normativo para fé cristã.O aspecto social, cultural, penal e solidário da Torá também foi esboçado.O Rabino é teólogo, jornalista, administrador eclesiástico e ministro religioso, também presidente do Conselho de Pensadores do Fórum Social da Torá Judaico Cristão Amazônia-Brasil.
O Dr.Rhafael Asafe enfatizou que o Direito Eclesiástico exige profissionais preparados para lidar com questões cada vez mais complexas. Nosso objetivo é criar um espaço de aprendizado e reflexão que contribua para a formação de advogados e advogadas, além de promover o diálogo inter-religioso e a defesa dos direitos fundamentais no Amazonas”, destaca o presidente da comissão.Na foto abaixo:Rabino Icaro e Padre Gilson(Juíz Canônico), e participantes do evento em Manaus.