Pódio da competição foi conquistado pelos veteranos Viviane Bentes, Elivaldo Souza e Uzhiel Lima, além da estreante Rayellem Oliveira
O Amazonas conquistou mais quatro medalhas na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025, dessa vez com o quarteto Viviane Bentes, Elivaldo Feitosa, Uzhiel Lima e Rayellem Oliveira, da modalidade wrestling. As disputas foram realizadas na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, e seguem até amanhã (18/10), com a participação de mais de 7 mil atletas de todo o país.
Subindo no mais alto do pódio, Elivaldo Feitosa, acadêmico de Educação Física da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), mostrou toda sua habilidade e sacramentou o tricampeonato na categoria -74 kg. “Estou muito feliz com meu resultado. Minha categoria tem atletas duros de enfrentar e o nível de dificuldade só aumenta a cada ano, então poder chegar lá e sair com a vitória é algo que me motiva sempre”, destacou.
Para chegar à medalha de ouro, o atleta venceu quatro lutas contra representantes dos estados de Sergipe (10×0), Ceará (12×2), Paraíba (10×0) e São Paulo. Para ele, os treinamentos diários sob o comando do professor Waldeci Silva fizeram toda a diferença.
“Sempre entrei bem leve para competir, mas isso nunca tirou o peso de ser o atual campeão da categoria, então minha preparação foi mais intensiva e sempre focada no melhor resultado, e foi o que fizemos. Graças a Deus a meta foi concluída e só tenho a agradecer a cada um que confia e acredito no meu trabalho”, afirmou.
Ouro também para Viviane Bentes, acadêmica de Educação Física do Centro Universitário do Norte, que levou para casa não apenas uma medalha, mas também o título de bicampeã da categoria -62 kg. Ao todo, a lutadora venceu adversárias dos estados de Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Pernambuco, até chegar à final contra a Paraíba, vencendo por um placar de 10×0.
“Estou muito feliz com o resultado. Sempre é muito bom participar dos Jogos Universitários, pois é uma competição com atletas fortes e que nos estimula a dar o melhor em cada disputa”, ressaltou Viviane, que no último dia 11 de outubro foi destaque no Campeonato Sul-Americano de Wrestling, ao sagrar-se campeã da categoria -62 kg (estilo livre), representando a Seleção Brasileira da modalidade.
Em sua segunda participação na competição, Uzhiel Lima, de 19 anos, venceu adversários do Ceará, Espírito Santo e Paraíba, até chegar à final contra o Amapá, onde se tornou vice-campeão da categoria -65 kg. Acadêmico de Direito da Uninilton Lins, o lutador bateu na trave em 2024, quando alcançou a quinta colocação, mas voltou este ano com sede de vitória.
“Esse ano, sofri com lesões graves e venho fazendo trabalhos de fortalecimento para poder responder à intensidade dos treinos, então esse título representa muito mais que uma medalha, é a minha superação de acreditar que eu podia fazer mesmo que as coisas não estivessem ao meu favor. Neste momento o sentimento é de gratidão à Deus, à minha equipe e à minha família”, ressaltou.
Bronze – Estreante na competição, Rayellem Oliveira, de 18 anos, garantiu a medalha de bronze na categoria -76 kg (estilo livre). A atleta, que é acadêmica de Educação Física da UniNilton Lins, venceu oponentes do Rio Grande do Norte e da Bahia.
Fotos: Divulgação / Faud