As chuvas intensas de outubro levaram a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a fazer um novo cronograma de operações para a retirada de fios e cabos da rede elétrica no centro da capital, dentro do programa “Mutirão no Bairro”, lançado em agosto pela gestão pública.
Com o retorno previsto para os próximos dias, os serviços já removeram do bairro mais de 6,5 toneladas de material obsoleto, que apenas prejudicava a paisagem urbana e poderia oferecer risco à segurança, em caso de algum sinistro.
Diversas ruas receberam as ações de limpeza e despoluição visual, somando 13 operações. As equipes atuam de forma coordenada com a concessionária Amazonas Energia, empresas de telefonia e internet, em vias emblemáticas como a avenida Eduardo Ribeiro, rua Marcílio Dias, Marechal Deodoro, Guilherme Moreira e travessa do Comércio.
“Essa é uma ação inédita da Prefeitura de Manaus, que coloca em prática o conceito de planejamento urbano integrado e ordenamento da paisagem. Cada fio retirado é um risco a menos para a população. Estamos falando de segurança, de devolver o visual limpo das nossas ruas e de fortalecer o comércio e o turismo do Centro”, comentou o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto.
Para Peixoto, a mudança é percebida quando se passa pelas vias onde foi feita a remoção. “E a determinação do prefeito David Almeida é avançar mais, fazendo a despoluição inédita. Nunca, em nenhuma outra gestão, se fez algo parecido. Quem passava por essas vias e avenidas até dois meses atrás e passa, hoje, vai notar a diferença, após praticamente 60 dias de serviços, incluindo dias de semana, sábados e domingos”, confirmou o vice-presidente.
A retirada dos cabos também tem impacto direto no comércio e no turismo. O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Loureiro Pinheiro, reforçou que o trabalho vem valorizando a paisagem e aumentando a atratividade econômica da região. “O impacto é imediato: ruas mais bonitas e seguras significam mais movimento, visitantes e oportunidades para os negócios locais”, afirmou.
Compromisso
Além da melhoria estética e da segurança, a ação reflete o compromisso da gestão do prefeito David Almeida com a modernização da infraestrutura urbana e com o fortalecimento das áreas históricas de Manaus. O trabalho faz parte de uma agenda mais ampla de revitalização do centro histórico, envolvendo 16 secretarias e mais de 1.100 servidores, com foco em urbanismo, sustentabilidade e reocupação ordenada dos espaços públicos.
Após concluir os trabalhos no centro da capital, a ideia é que os serviços sejam realizados em outros bairros, já monitorados pela prefeitura.
Texto – Claudia do Valle/ Implurb
Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/urbanismo/prefeitura-implurb-retiradafios-centro/
Fotos – Valdo Leão/ Semcom