O senador Eduardo Braga (MDB-AM) visitou, na tarde desta segunda-feira (13), a fábrica da Yamaha Motor da Amazônia, uma das principais indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).
A visita marcou também a celebração da produção da motocicleta de número 5 milhões, um marco histórico para a empresa que completa 40 anos de operação no estado.
Durante a visita, o parlamentar percorreu toda a linha de montagem e conversou com os trabalhadores, destacando a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a economia local. “A Yamaha é um exemplo claro de como a Zona Franca gera oportunidades, renda e desenvolvimento para o nosso povo”, afirmou Braga.
De acordo com o senador, a fábrica produz cerca de 1.500 motocicletas por dia — o equivalente a uma moto pronta a cada 20 segundos — e gera 5 mil empregos diretos.
No vídeo publicado em suas redes sociais, ele destacou ainda que a operação da empresa sustenta aproximadamente 20 mil famílias no Amazonas. “São mais de 350 mil motos fabricadas todos os anos, com 5 mil empregos diretos e milhares de outros indiretos.
A Yamaha ajuda a garantir o sustento de milhares de famílias.
E assim nós vamos desenvolvendo, gerando emprego e renda para o nosso povo”, disse.
Braga aproveitou a visita para reforçar a importância de preservar os incentivos fiscais da ZFM, especialmente após sua atuação como relator da Reforma Tributária. “Garantir segurança jurídica e preservar os incentivos da Zona Franca significa proteger milhares de famílias que dependem diretamente dessas fábricas.
É isso que a reforma tributária garante até 2073”, afirmou.
O senador concluiu dizendo que o Polo Industrial é um patrimônio nacional. “A força da indústria amazonense é a força do Brasil.
E seguiremos trabalhando para que o Amazonas continue crescendo, gerando emprego e inovação”, completou.
Veja vídeo: